Solução que muda o mundo: Do it! Challenge 2018

Apresente sua solução para um dos ODS da ONU: Fome Zero, Educação de Qualidade ou Igualdade de Gênero, e concorra a uma viagem para o Egito! Inscrições 2018 encerradas.

Muito tem se falado sobre mudar o mundo. Jovens buscando e propondo soluções e alternativas para provocar mudanças que querem ver no mundo. Movimentos, coletivos, organizações, ações. Projetos! Tudo por um futuro melhor, mais justo, igual, ético, consciente.

Mais educação, zero fome, mais igualdade.

O Do it! Challenge surgiu para contribuir com essas causas.

Em sua segunda edição — uma parceria entre Eureca e AIESEC Brasil — tem como propósito unir jovens líderes preparados para empreender e construir um grande legado, propondo soluções para 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

- FOME ZERO

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

- EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

- IGUALDADE DE GÊNERO

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS! DIVULGAÇÃO DOS SEMIFINALISTAS ACONTECERÁ NO DIA 28 DE ABRIL


Saiba como rolou o Do it! Challenge 2017

Para participar, o jovem precisa se cadastrar na plataforma Eureca, inscrever-se em um dos ODS e realizar os desafios online solicitados.

Os melhores projetos serão selecionados para uma votação interna online entre os semifinalistas, onde em seguida apresentarão seus projetos para a Eureca e uma banca que definirá quem serão os finalistas.

Os três projetos vencedores, um em torno de cada ODS, irão para o Egito em julho na Internacional Conference e para o Youth Speak Forum 2018 no Brasil, para apresentar seus projetos, além de ganharem um Programa de Aceleração para tirar seus projetos do papel.

Os 3 ODS escolhidos para o programa foram selecionados a partir de uma pesquisa da AIESEC Internacional, junto com a ONU, para descobrir quais eram os três Objetivos que o jovem brasileiro mais se identifica, através do Youth Speak Survey.

Participantes Do it! Challenge 2017
Acredito que o Do It! veio para somar. O desafio mudou minha perspectiva de vida em ver que eu sou capaz de mudar o mundo com atitudes e que, através da união de uma energia jovem conseguimos modificar uma realidade e resolver problemas. O meu projeto já está sendo desenvolvido na minha cidade, estamos implementando a complementação alimentar dentro das escolas da minha cidade. Graças ao projeto, as pessoas ao meu redor começaram a ver que a complementação alimentar é uma saída para a substituição da proteína não animal e uma erradicação da fome no mundo. Na minha opinião, a Eureca é uma organização talentosa com pessoas incríveis que realmente acreditam no jovem e que as pequenas atitudes podem mudar o mundo. Wadis Lima — Participante do Do It! Challenge

‘Eu posso dizer que depois do projeto que desenvolvi para o Do It!, tive uma visão muito mais cooperativa do que competitiva, pude enxergar com mais clareza críticas construtivas e tentar desenvolver mais empatia no meu dia a dia. Consegui também desenvolver uma confiança no meu projeto e perceber que sou capaz de tocá-lo para frente, chamando mais pessoas para me auxiliar nesse processo. Hoje levo para os meus projetos na faculdade e na vida o meu aprendizado que tive no Do It! Acredito que a Eureca faz os jovens se enxergarem como agentes que vão contribuir para o mundo e para uma causa, e o Do It! é um exemplo disso. Maria Luiza — Vencedora do Do It! Challenge

Separamos alguns materiais e projetos para você se inspirar! Se liga:

O Gerando Falcões nasceu com o intuito de causar transformação social e mudar a realidade das periferias. O movimento começou em 2011, com pequenas ações e grandes ideias do então empreendedor social Eduardo Lyra, na época com 22 anos. A ONG foi institucionalizada em 25 de junho de 2013. No primeiro ano de fundação, o GF recebeu financiamento do Instituto PDR, que profissionaliza projetos de entidades com potencial de gerar alto impacto social. Com o recurso, a organização conseguiu implantar sete projetos socioeducativos, que atingem mais de 100 mil jovens por ano. O crescimento médio de abrangência é de cerca de 25% ao ano.

http://gerandofalcoes.com

A Gastromotiva promove transformação social através da comida, e tem como essência promover a transformação social por meio da gastronomia. Ela faz isso através de palestras, eventos e outras experiências inovadoras e curso de capacitação para jovens talentos e apoio a micro empreendedores. Por que não usar o poder da gastronomia, a comida e todos os seus elementos para transformar a sociedade, unir as pessoas e ajudar a diminuir a desigualdade social? Por que não dar oportunidade a milhares de jovens para que realizem seu potencial? Não basta a comida ser boa, ela também precisa fazer bem para a sociedade.

http://www.gastromotiva.org/pb

O Coletivo Feminista Não Me Kahlo é uma organização com objetivo social, entre outros, de defesa do direito das mulheres e desenvolvimento de estudos sobre feminismo. Nasceu como um espaço de estudo e debate sobre o feminismo em suas diversas vertentes, respeitando a pluralidade social, a individualidade e valorizando o trabalho em conjunto para a construção de uma sociedade igualitária, dando atenção às demandas e pautas feministas.

http://www.naomekahlo.com


Possui algum projeto em mente ou engavetado sobre algum dos ODS, acredita nele e no seu potencial e gostaria de tirá-lo do papel e apresentá-lo ao mundo? Sua solução pode causar transformação!

INSCRIÇÕES 2018 ENCERRADAS!

Like what you read? Give Murilo Roosch a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.