“Somos o seu, o meu, o nosso futuro!”

Quando sentimos e ouvimos de outras pessoas que o Conexão Sicoob é muito mais que um evento e sim um movimento, a sensação de dever cumprido nos invade de tal forma que nos faltam palavras, a não ser gratidão, inspiração e propósito compartilhado.

Convidamos a Alessandra Morais e Silva, participante do Conexão Sicoob DF, para contar um pouco sobre o que foi pra ela vivenciar seus momentos conosco em Brasília, especificamente no Lab de Inovação.

Suas palavras nos surpreenderam e nos encheram de alegria e esperança, mostrando-nos que, de fato, conseguimos cumprir com a nossa missão.

Com vocês, deixo as palavras de Alessandra. Que vos inspire!



Ajudar os jovens a desenvolverem competências empreendedoras é a missão de uma brasiliense de 22 anos, apaixonada por pessoas e empreendedorismo social, que tem sede por transformar a realidade da capital.

Brasília, que foi construída sobre a cultura do funcionalismo público, tem carência e caminha a passos lentos rumo à iniciativa empreendedora. Mas a nossa luta ganha forças quando o quadradinho se torna palco de um movimento que busca mobilizar jovens universitários com vontade e energia, a se unirem a líderes locais para, juntos, questionarem-se sobre a importância de empresas mais humanizadas.



Uma semana de muita conexão e reflexão, a respeito de economia colaborativa e consumo consciente, por meio de talks com jovens lideranças e workshops com alinhamento de propósito nas universidades, resultaram em um dia de intensa sinergia e imersão durante um Desafio de Inovação.

O Conexão Sicoob DF reuniu 20 jovens de potencial que, compartilhando conhecimentos e vivências, foram desafiados a co-criar com muita mão na massa, alternativas aplicáveis para transformar e gerar impacto local. E eu estava no meio desses 20.

Acredito que o propósito foi atingido com sucesso: estigar a capacidade dos jovens por meio de uma experiência única, a buscar soluções financeiras criativas e inovadoras para redesenhar a interação entre uma realidade conservadora (serviços bancários) a usuários de um mundo complexo em constante transformação — os próprios jovens.

Uma experiência incrível e enriquecedora que, além de trazer consciência e repensar a maneira de se fazer negócios, tornou real a visão de que nós temos o potencial necessário para gerar as transformações de que o Brasil clama.

Ações como o Conexão Sicoob desconstrói o paradigma de que Brasília é a cidade do concurso público, impulsionando a cultura empreendedora e devolvendo aos jovens o sentimento de empoderamento frente aos desafios da nossa jornada.

Inspiração e confiança são os sentimentos que carrego para os próximos desafios. Inspiração por saber que há tantas pessoas vivendo fora de suas zonas de conforto e confiança em quem sou por acreditar que sou capaz de ser agente de transformação na minha comunidade, mesmo diante de tantas limitações.

A mensagem que fica é que, somos 2 bilhões de jovens inquietos e inconformados por natureza espalhados pelo mundo. Somos as novas estruturas de negócios. Somos os protagonistas dessa mudança de era. Somos a vontade de fazer a diferença.

Queremos desafios grandes e todas as gerações juntas nessa luta.

Queremos estar mais próximos e conectados a grandes lideres de negócios para construir um Brasil melhor.

Somos o seu, o meu, o nosso futuro!

Alessandra Morais e Silva, participante do Conexão Sicoob DF


Quer saber mais sobre como foi o Conexão Sicoob DF? Dá o play: