Um olho no olho entre RH e juventude

Eureca no LinkedIn

Imagine só se você conseguisse imergir no mundo do público que você busca compreender, que você busca conquistar, que você busca verdadeiramente se conectar.

Imagine agora fazer isso buscando, a cada interação, a conexão entre vulnerabilidades, verdades, necessidades, anseios, desejos e propósitos.

Essa foi a riqueza de um encontro chamado MEJ Academy — um evento de 2 dias em parceria com a Brasil Júnior, que aconteceu previamente ao ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) em um ano em que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) comemorou o maior ENEJ da história reunindo 5 mil jovens empresários juniores, que escolhem empreender soluções desde a faculdade e formar líderes jovens e mais conscientes.

A Eureca reuniu profissionais de RH de grandes organizações do país com jovens talentos empresários juniores para, juntos, discutirmos, entendermos e co-criarmos propósitos em comum que podem ajudar a transformar a realidade do Brasil.

Sabemos que o mercado fala muito sobre a geração jovem atual — que conta com um boom geracional, onde temos a maior população jovem até o momento na história. Sabemos que em alguns anos 70% da força de trabalho será composta por essa geração.

Mas qual é a real verdade de uma geração? E o mercado, e os empregadores e profissionais que buscam esses talentos, quais são seus desafios dentro desse mercado em alta evolução e mutação?

A resposta nós não temos. E se alguém disser que tem, eu arrisco dizer: não tem não.

O que nós buscamos com essa primeira versão do MEJ Academy foi encontrar caminhos. Caminhos que possam ser trilhados juntos entre profissionais de RH, jovens talentos e mercado para que juntos possamos empregar no Brasil as transformações que ele tanto precisa.

Tivemos um primeiro dia de conteúdo e conexão. Passamos pela realidade da juventude no Brasil com dados concretos e depois fomos entender a realidade de estudos sobre o futuro do trabalho, painéis de conversas francas entre os jovens e os profissionais de RH e momentos de co-criação onde buscamos encontrar os pontos de conexão entre os dois lados dessa equação, sempre pautados na temática de como juntos podemos mudar a realidade brasileira.

O segundo dia contou a conexão entre os profissionais de RH numa mesa redonda que trouxe vários dados coletados das co-criações geradas no primeiro dia, muito rico de observações sinceras vindas tanto dos jovens quanto dos profissionais do mercado, o que levantou questões muito importantes para o dia-a-dia, mas sem uma pegada imediatista, mas sim pensando na sustentabilidade a médio e longo prazo de desenvolvimento dos talentos e de como esses talentos desenvolverão também os ambientes de trabalho — esse foi um dos insights gerados nesses dias de reflexão, ação e conexão.

Nós acreditamos — com muita verdade — que essa conexão tem o poder de criar uma nova realidade de dentro das organizações (empresas, movimentos estudantis, instituições governamentais…).

É o encontro entre a verdade do mercado e a verdade da força de trabalho jovem, que se unem pra entender o presente e a muitas mãos começar a criar um futuro muito mais consciente, coerente com todos os stakeholders e que gere um Brasil mais estruturado, com melhores resultados econômicos e sociais.

Essa é a ponte que pode conectar um presente de necessidades em um futuro de abundância.

E que honra fazer parte dessa construção — e o mais legal é que você também pode fazer, é só vir.

Quer saber como estamos impactando milhares de jovens no Brasil? Entra em contato comigo pelo caio.blumer@eureca.me.

Like what you read? Give Caio Blumer a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.