Um trainee para chamar de seu — dê um boost na sua carreira com a Raízen

Matheus Morais
Nov 4 · 3 min read

Dá um close na história do Ricardo Augusto Moraes Ferreira, atual Analista Sênior na área de Gestão de Investimentos e M&A na Raízen.

O Ricardo entrou na Raízen em 2018, por meio do programa Trainee. O mais legal é que ele já era ligado na empresa, porque em 2017 ele havia sido chamado para uma entrevista na Raízen, mas por conta de outros compromissos, ele não conseguiria participar deste processo.

Ricardo Ferreira, ex-trainee Raízen e atual Analista Sênior na área de Gestão de Investimentos e M&A.

“Estou na Raízen há um ano e oito meses. Minha jornada na Raízen na verdade começou um tempo antes, em 2017, quando recebi uma ligação para participar de um processo seletivo para ser Gerente de Território em Ribeirão Preto, minha cidade natal. Infelizmente, no dia da ligação, eu estava a trabalho em Goiás e não conseguiria chegar a tempo para a entrevista. Um ano depois, prestei o processo de Trainee e fui aprovado para a área de Finanças EAB.”

Hoje, já como Analista Sênior na área na qual iniciou como trainee, Ricardo compartilha com a gente como é fazer parte desse processo e ter a oportunidade de trabalhar em uma das principais empresas do setor de energia.

O que te marcou na participação do processo seletivo para ser trainee da Raízen?

“O que me marcou foi que as entrevistas foram com pessoas muito importantes na companhia, como Diretores e CFO, o que demonstra a importância que a empresa dá para esse programa e, consequentemente, a responsabilidade que temos dentro da Raízen.”

- Qual responsabilidade você sente trabalhando na Raízen e qual impacto você sente nisso?

“Nosso negócio tem um impacto muito grande no tripé econômico do Brasil e do mundo: sociedade, economia e meio ambiente. Então, cada grande decisão tomada internamente exige uma visão holística e análise dos benefícios vs possíveis riscos para cada estrutura desse tripé. Nosso papel é tentar cobrir todos esses possíveis riscos para que possamos sempre estarmos atualizados em um cenário de transição nas tendências de matriz energética.”

Irado, né? Imagina poder fazer parte de tantas decisões de impacto, sendo responsável por grandes mudanças na sociedade, economia e meio ambiente? Os millenials piram!

Para te ajudar a viver essa experiência e ter certeza que vale a pena participar, o Ricardo contou para a gente algumas infos beem interessantes. Se liga: liberdade para sugerir melhorias, flexibilidade de horário. “Aqui, o foco é na entrega de resultado”. Integração e acesso a profissionais especialistas nas diversas áreas de conhecimento.

Deu vontade, né @?

Então, para você chegar lá, seguem as dicar para que você possa se sair bem no processo seletivo.

O que fez eu me sair bem no processo seletivo foi estudar as metodologias de análise (entrevista, jogos, provas e dinâmicas) e conhecer muito bem a empresa que estava tentando fazer parte. Lembro que dinâmicas em grupo era um “pé no saco” para mim porque eu nunca sabia o que a empresa esperava, qual era o comportamento desejado. Até que eu avaliei quais os possíveis papéis que eu poderia assumir em uma dinâmica de grupo, identifiquei quais eu acreditava que eram condizentes com meu perfil e consegui aplicar durantes as dinâmicas com muito mais tranquilidade. Ou seja, criei uma consciência dos meus potenciais e como eu poderia contribuir para o grupo.”

Genial, né? Fica o convite do Ricardo e de todo o time Raízen, “se você procura uma companhia que vai lhe oferecer desafios a todo instante, oportunidades de fazer melhor e de se desenvolver, a Raízen é o lugar para isso. Vem compartilhar sua energia com a gente!” #somosRaízen

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

    Matheus Morais

    Written by

    Customer Success @Eurecame

    Blog Eureca

    Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade