Compartilhando histórias, conectando ideais, cooperando para o futuro

Uma porta para novas descobertas e aprendizados

Descubra como o Conexão Sicoob tem impactado milhares de jovens no Brasil através do Cooperativismo Financeiro e Capitalismo Consciente

Um sonho foi desenhado e co-criado por pessoas e empresas parceiras em 2017 com um único objetivo: apresentar aos jovens universitários brasileiros o universo do Cooperativismo Financeiro e conecta-los com o movimento Capitalismo Consciente.

Mais do que isso, um propósito maior: inspira-los e motiva-los a viverem uma vida cada vez mais consciente e cooperativa seja no ambiente profissional, pessoal, empreendendo, liderando e se relacionando.

Assim nasceu e transborda, a cada edição, o Conexão Sicoob: uma parceria entre o Bancoob e a Eureca.

O Conexão representa o meio de divulgação do propósito do Sicoob e do modelo do Capitalismo Consciente para a nova geração do país.

É o que diz Roberta Pesce, Analista do Bancoob, e complementa:

É um movimento que representa a perenidade do Sistema no futuro.

Dentre todos os Conexões já realizados (saiba mais aqui), estivemos na cidade de Tangará da Serra/MT, entre os dias 9 e 11 de maio, conectando-nos com mais de 185 jovens diretamente, através de 3 grandes experiências que fazem parte do Conexão, que foram elas:

  • 1 Open Campus (palestras e talks com jovens lideranças);
  • 5 Workshops em 2 Universidades (Autoconhecimento, Liderança e Capitalismo Conscientes e Cooperativismo);
  • 1 Laboratório de Inovação com 16 jovens selecionados para solucionarem um desafio proposto pelo Sicoob local, valendo premiação em dinheiro.

Para entender um pouco sobre nosso Roadshow em Tangará, convidei a Nathali Luize, jovem participante do Conexão, para contar com suas próprias palavras:

Workshop na Universidade — Conexão Sicoob Tangará da Serra
Para mim, o Conexão Sicoob foi a porta para descobrir conhecimentos e adquirir experiências que levarei por toda a minha vida. O que mais me chamou a atenção foi como o Sicoob se preocupa em ouvir e entender as opiniões e as ideias dos jovens. O conceito de Capitalismo Consciente e os exemplos de empresas humanizadas me mostraram que existe uma forma de lucrar sem explorar as outras classes.
Participei do Workshop e do Lab, os dois de extrema importância. Principalmente o Workshop, onde pude adquirir muito mais conhecimento. Espero que um dia, tudo o que vivi possa ser vivido por mais indivíduos, e que o Capitalismo Consciente seja tão comum que todas as pessoas estejam familiarizadas com essa causa.

Também estivemos em Rondônia esse ano, entre os dias 4 e 14 de Abril, e trouxe aqui o Matheus Muricy, de 18 anos, pra deixar seu depoimento sobre sua participação no Conexão em Porto Velho:

Curso Engenharia Civil na Universidade Federal de Rondônia. Sou um pouco suspeito para falar o que foi o Conexão Sicoob RO, pois o empreendedorismo está presente na minha vida de uma forma muito forte. Criei minha própria marca de roupa junto a um amigo quando tinha 17 anos, sempre estudei e me atualizei sobre o assunto. Quando o Conexão chegou foi como se todas as minhas experiências se unissem e formassem algo muito bonito de se ver. Não só em mim, mas em todos que estavam presentes. Sim, EM TODOS! Até os que participavam indiretamente do evento.
Matheus Muricy durante do Conexão Sicoob Porto Velho/RO
Foi a harmonização entre os meios de criação, inovação e combinação de ideias pre-estabelecidas. O Lab de Inovação foi algo nunca visto, que gerou sentimentos incríveis de gratidão e dever cumprido. O que mais chamou atenção de todos foram as ativações intrapessoais que nos conectam uns com os outros e nos fazem olhar para dentro na resolução de problemas externos.
Posso afirmar que o empreendedorismo em Porto Velho é muito forte, ainda mais no jovens. É incrível o número de jovens que se motivam, criam e inspiram outras pessoas. Encontramos exemplos vivos com um simples passeio em nossa cidade. E trazer um evento com mais incentivo nessa área é benéfico para todos, trazer a tona o assunto do Capitalismo Consciente, a cultura do ganha-ganha, só reforça ainda mais o que os jovens acreditam.
Participei do Workshop e fui selecionado para o Lab de Inovação com mais 15 jovens.
O Workshop, posso dizer que me seduziu. E o Lab de Inovação foi extraordinário, só quem estava presente pode descrever a energia e a motivação de todos para fazer diferente. Vou levar para o resto da minha vida a experiência de aproveitar as oportunidades e abraçar a causa que elas propõe. Sem dúvida foi uma oportunidade incrível.
O Lab de Inovação é isso, a convergência de suas habilidades e conhecimentos usados diariamente e simplesmente expressados na resolução de problemas. É a “combinatividade” de todo o seu repertório, conhecimentos e experiências, para solucionar algo em uma perspectiva jamais vista. Todos estavam extremamente presentes e engajados na causa!
Posso dizer que estava no meu estado de “flow”, percebi que estava no controle e conseguia efetivamente executar o que foi proposto, com total concentração e empatia para fazer algo acontecer com excelência.
Obrigado pela experiência, nós sentimos isso!”

Lembra daquele propósito que citei logo no início do texto? Tá aí a prova de que ele foi cumprido com êxito! E isso nos deixa (Eureca, Sicoob e a mim — Murilo) muitíssimos felizes, gratos e honrados em poder fazer parte de tudo isso.

E digo mais, nossa vontade por continuar empoderando jovens aumenta cada vez mais, com a certeza de que essa galera tem muito para oferecer e agregar para um mundo melhor, mais justo e consciente!


Curtiu e quer ficar sabendo de outras histórias da Eureca com jovens e organizações? Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos! <-