Experiências que Inspiram #2: Trainee 2019 da Votorantim Cimentos

Felipe Camara
Jun 25 · 4 min read

A diversidade deixou de ser pauta de reunião para virar premissa no mercado. Ainda bem, diga-se de passagem.

Atualmente, é impensável — ou deveria ser — imaginar uma empresa que não está alinhada com a construção de uma cultura que respeita, acolhe e abraça a pluralidade de perfis e opiniões. Afinal, é justamente a combinação de diferentes pessoas que contribui, cada uma com suas experiências e vivências, com o crescimento das organizações.

Segundo estudo divulgado pela Harvard Business Review em 2016, empresas que trabalham com políticas de diversidade têm 45% maiores chances de aumentar a participação de mercado durante o ano. Os números da pesquisa da HBR também revelam que companhias com um corpo de funcionários diverso podem aumentar em até 152% as chances de compreender o cliente, sendo mais bem-sucedidas ao fechar um negócio.

Neste artigo, segundo da série Experiências que Inspiram, falaremos do Programa de Trainee 2019 da Votorantim Cimentos que teve a diversidade como ponto central no momento da seleção.

Talentos diversos. Futuros possíveis.

Como parte de um processo estruturado de sensibilização e florescimento da diversidade, a Votorantim Cimentos em 2019 concebeu seu Programa de Trainee tendo como norte a inclusão e o engajamento na seleção de talentos.

Para que isso acontecesse da forma mais coerente possível, a organização flexibilizou critérios de seleção, excluindo, por exemplo, a obrigatoriedade do inglês em nível avançado.

De acordo com Thatiana Riva, gerente de captação, desenvolvimento e treinamento global da Votorantim Cimentos, a seleção para o Trainee foi repensada para ser mais acessível e abrangente. Não havia restrições de idade e o programa ocorreu às cegas, sendo assim, sem a necessidade de informar onde o(a) candidato(a) se formou.

Processos seletivos às cegas são tendência no mercado de Talent Acquisition, já que permitem que os candidatos sejam avaliados com menos vieses. Isso ajuda a diminuir preconceitos entre os recrutadores como também conecta o processo de seleção com valores pautados na diversidade, integridade e excelência.

Todos os envolvidos no Trainee tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência e traduzi-la em aprendizados para vida profissional e pessoal. Na minha visão o que fica é que quando uma organização quer impactar verdadeiramente a vida de pessoas, todas as partes envolvidas entram em harmonia e as coisas fluem naturalmente. Independentemente de algumas pessoas não seguirem como aprovadas, elas sabem que essa oportunidade transformou a vida de outras pessoas e a delas também.

- Luana Gabriela, Líder de Operações na Eureca

Trilha online e Desafios

Todas as pessoas participantes do Processo Seletivo passaram por uma Trilha online composta por um Fit Cultural e dois desafios obrigatórios.

Os desafios foram baseados na Agenda 2030 da ONU e na Teoria dos Setênios.

Para o Desafio #1 — Eu, VC, Nós, os participantes precisavam escolher um objetivo de desenvolvimento sustentável e aplicá-lo ao business da Votorantim Cimentos. Além disso, deveriam gravar um vídeo de até 2 minutos explicando a solução proposta.

Para o Desafio #2 — Eu e VC, a missão era gravar um vídeo tendo como referência os Setênios, teoria criada pelo filósofo Rudolf Steiner. Essa teoria nos ajuda a compreender a condição rítmica da vida, em que a cada ciclo de 7 anos soma-se os conhecimentos adquiridos no anterior para o desenvolvimento e ampliação da consciência.

No vídeo, portanto, o(a) candidato(a) deveria explicar quais foram os principais marcos e aprendizados em cada fase de vida: dos 0 aos 7 anos, dos 7 aos 14, dos 14 aos 21, dos 21 anos aos 28, etc.

Em números…

Tivemos mais de 20 mil inscritos de 25 estados do Brasil, graduandos ou ex-graduandos de mais de 2000 universidades. 60 pessoas foram selecionadas para a Etapa Presencial, sendo 30 mulheres e 30 homens.

Diferentes talentos e visões de mundo com um propósito em comum: construir uma carreira feita para durar.

Mais que um presencial, um legado!

Além das dinâmicas de integração tradicionais em desafios presenciais, o Trainee da Votorantim Cimentos apostou em uma experiência que deixasse um legado para todas as pessoas envolvidas no processo.

Em parceria com o Moradigna, negócio de impacto social em habitação, os participantes reformaram casas na Comunidade Pantanal, em São Paulo. Uma experiência de integração entre os(as) candidatos(as) e de reafirmação das crenças da Votorantim Cimentos. Um momento que transcendeu a lógica de seleção fria e pouco humanizada.

Para entender por completo como foi o processo de construção de um Trainee tão significativo e desafiador, assista o aftermovie do Desafio Presencial. São relatos sinceros que demonstram a força e a importância de processo seletivos abertos e que valorizem o ser humano em sua integralidade:

Seu talento muda o mundo!

Quer saber mais sobre nossos projetos de Educação e Seleção aqui na Eureca? Conheça mais histórias e venha bater um papo conosco!

Realizamos jornadas de desenvolvimento cuidadosamente desenhadas para propiciar um profundo processo de transformação de organizações que buscam Consciência e Propósito em sua existência, por meio da juventude.


Originally published at https://negocios.eureca.me on June 25, 2019.

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Felipe Camara

Written by

Blog Eureca

Um espaço pra começar conversas significativas sobre juventude, autoconhecimento, desenvolvimento e ser sua melhor versão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade