Invista melhor sabendo o que influencia o preço do Bitcoin

iconomics
iconomics
Oct 23, 2018 · 3 min read
Image for post
Image for post

A onda de novos investidores em Bitcoin nos últimos dois anos serviu para popularizar as criptomoedas, mas também para revelar uma característica que muitos desses novos investidores não esperavam: a volatilidade. Ainda que seja possível ganhar muito dinheiro investindo em Bitcoin, ignorar como seu preço se comporta pode expor seu capital a riscos desnecessários. Principalmente entre investidores novatos.

Mas o que faz o preço das criptomoedas disparar e cair na mesma semana? Infelizmente não é possível apontar um indicador e afirmar que ele deve ser seguido à risca, mas entender algumas características do preço pode ajudar a decidir o melhor momento para comprar e vender Bitcoin.

O que realmente influencia o preço do Bitcoin

O primeiro ponto é entender que o Bitcoin não possui lastro em outra moeda ou em algum tipo de metal, como o ouro. Mas isso não faz dela uma moeda frágil ou sem valor. Pelo contrário, seu preço é decidido pela vontade do mercado. Por uma balança hipotética que tende de acordo entre quem está querendo comprar e quem quer vender.

Isso significa que o que mais influencia o preço do Bitcoin é a demanda pela criptomoeda. E é fácil de ilustrar olhando para o passado: o Bitcoin recém completou 10 anos de existência. Boa parte desse tempo ela valeu muito pouco, menos de mil dólares. Nos últimos dois anos, com o aumento da procura e de melhorias de infraestrutura seu preço disparou para incríveis 20 mil dólares em dezembro de 2017.

A subida de preço aconteceu porque novos usuários descobriram que Bitcoin poderia ser uma alternativa mais segura e transparente para investimentos. Com mais pessoas querendo comprar, naturalmente o preço subiu. Nessa mesma onda, muitos novos investidores esperavam ficar rico rapidamente. A partir de janeiro houve uma saturação de novos entrantes e o preço começou a cair. Ao cair, os novatos com medo de perder dinheiro, começaram a vender. E levaram o preço ainda mais para baixo.

Para onde o preço vai

Absolutamente ninguém pode afirmar que sabe para onde o preço do Bitcoin vai. Poucos meses atrás todos acreditavam que 2018 fecharia acima de 50 mil dólares. Hoje, poucos apostam em 10 mil dólares. O que se sabe é que o Bitcoin se tornou muito conhecido no mundo inteiro e que a subida de preço que ocorreu no final do ano passado dificilmente se repetirá sem que algo novo aconteça.

O ponto em que estamos exige que a usabilidade das criptomoedas seja melhorada para que sua demanda suba e carregue seu preço junto. Ou seja, só por especulação não será possível vermos BTC a 50 mil dólares. Por outro lado, com novas ferramentas que facilitem seu uso no dia-a-dia e com mecanismos que permitam que investidores institucionais (fundos e bancos) entrem nesse mundo com algum tipo de proteção poderemos, sim, ver uma nova escalada de preço. Já passamos da fase de descoberta, agora é preciso amadurecer o mercado.

Eusouelliot

Criando uma nova geração de investidores

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store