Invista melhor sabendo o que influencia o preço do Bitcoin

A onda de novos investidores em Bitcoin nos últimos dois anos serviu para popularizar as criptomoedas, mas também para revelar uma característica que muitos desses novos investidores não esperavam: a volatilidade. Ainda que seja possível ganhar muito dinheiro investindo em Bitcoin, ignorar como seu preço se comporta pode expor seu capital a riscos desnecessários. Principalmente entre investidores novatos.
Mas o que faz o preço das criptomoedas disparar e cair na mesma semana? Infelizmente não é possível apontar um indicador e afirmar que ele deve ser seguido à risca, mas entender algumas características do preço pode ajudar a decidir o melhor momento para comprar e vender Bitcoin.
O que realmente influencia o preço do Bitcoin
O primeiro ponto é entender que o Bitcoin não possui lastro em outra moeda ou em algum tipo de metal, como o ouro. Mas isso não faz dela uma moeda frágil ou sem valor. Pelo contrário, seu preço é decidido pela vontade do mercado. Por uma balança hipotética que tende de acordo entre quem está querendo comprar e quem quer vender.
Isso significa que o que mais influencia o preço do Bitcoin é a demanda pela criptomoeda. E é fácil de ilustrar olhando para o passado: o Bitcoin recém completou 10 anos de existência. Boa parte desse tempo ela valeu muito pouco, menos de mil dólares. Nos últimos dois anos, com o aumento da procura e de melhorias de infraestrutura seu preço disparou para incríveis 20 mil dólares em dezembro de 2017.
A subida de preço aconteceu porque novos usuários descobriram que Bitcoin poderia ser uma alternativa mais segura e transparente para investimentos. Com mais pessoas querendo comprar, naturalmente o preço subiu. Nessa mesma onda, muitos novos investidores esperavam ficar rico rapidamente. A partir de janeiro houve uma saturação de novos entrantes e o preço começou a cair. Ao cair, os novatos com medo de perder dinheiro, começaram a vender. E levaram o preço ainda mais para baixo.
Para onde o preço vai
Absolutamente ninguém pode afirmar que sabe para onde o preço do Bitcoin vai. Poucos meses atrás todos acreditavam que 2018 fecharia acima de 50 mil dólares. Hoje, poucos apostam em 10 mil dólares. O que se sabe é que o Bitcoin se tornou muito conhecido no mundo inteiro e que a subida de preço que ocorreu no final do ano passado dificilmente se repetirá sem que algo novo aconteça.
O ponto em que estamos exige que a usabilidade das criptomoedas seja melhorada para que sua demanda suba e carregue seu preço junto. Ou seja, só por especulação não será possível vermos BTC a 50 mil dólares. Por outro lado, com novas ferramentas que facilitem seu uso no dia-a-dia e com mecanismos que permitam que investidores institucionais (fundos e bancos) entrem nesse mundo com algum tipo de proteção poderemos, sim, ver uma nova escalada de preço. Já passamos da fase de descoberta, agora é preciso amadurecer o mercado.