Tempo livre: estudar ou fazer frila?
Se a sua situação financeira atual não te permite o luxo de escolher, é claro que a resposta é fazer frila.
É barra passar por isso mas acontece, não tem jeito. Se você está passando por um momento complicado de grana e o salário não está dando, fazer frila é a salvação — como foi pra mim algumas vezes.
Agora, se você está fazendo frila só pra torrar a grana, talvez valha a pena pensar se adicionar mais trabalho na sua rotina é o jeito mais inteligente de usar o seu tempo livre.
Ah! E por tempo livre eu falo do tempo que sobra depois que você dá aquela relaxada e se diverte. Não adianta nada sentar para estudar ou trabalhar se você está morto com farofa ou uma pilha de nervos.
No final do dia, a pergunta do título pode ser feita de outra forma:
Trocar esforço por dinheiro ou por oportunidades?
Essa pergunta fica um pouco mais fácil de responder através das maravilhas do storytelling.
Imagine que você é um encanador italiano que veste azul e vermelho.
Diretamente acima de você flutua um cubo amarelo onde, toda vez que você pula e dá um socão nesse cubo, uma moeda aparece magicamente e faz esse som aqui.
Pronto, você trocou o esforço de um pulo por uma moeda.
Essa experiência toda parece realmente produtiva, certo? Afinal, se você fizer isso vezes o suficiente vai acumular o bastante para fazer coisas realmente úteis com essas moedas.
Agora, e se ao invés de ficar pulando e batendo sempre no mesmo bloco você usar seu tempo/esforço procurando maneiras de ganhar mais moedas?
No começo você vai ter que abrir mão daquele retorno garantido, é claro. Mas, se você sabe que é razoavelmente possível, faz mais sentido correr atrás de um retorno melhor para os seus esforços.
Claro que no mundo real a escala é diferente — e você não acha moedas de ouro com tanta facilidade.
Mas, se você tem essa escolha, pode ser que largar o frila para estudar e cobrar mais caro daqui uns anos seja mais rentável no longo prazo.
Como descobrir se vale a pena largar o frila para estudar?
Não existe exatamente uma fórmula para seguir — pelo menos eu não conheço nenhuma — esse é o tipo de decisão que você precisa tomar sozinho.
Responder as perguntas abaixo vai te ajudar a ter uma compreensão maior da sua situação de tempo livre atual.
- Eu estou precisando mesmo dessa grana?
- Existe chance real de meus esforços surtirem efeito? Não adianta nada estudar o que o mercado não está procurando. Você não vai largar um frila como programador para estudar um conhecimento técnico sem aplicabilidade no mundo real, né?
- Se eu largar o frila eu realmente vou estudar? Você se conhece melhor do que ninguém, frila é mais dificil de ignorar porque você tem que prestar contas para outras pessoas. Estudo é só você e sua disciplina.
- A grana que o frila paga vale a dor de cabeça? Você provavelmente já tem as dores de cabeça no trabalho. Estudar requer disciplina mas é menos estressante, coloque isso na balança.
Senta com calma e avalia como você responde cada uma dessas perguntas. Ter um conhecimento mais amplo como você usa o seu tempo te permite fazer escolhas mais espertas.
E lembra também que uma decisão não exclui a outra, você pode escolher estudar e só pegar frilas a partir de um valor grande o bastante que justifique você parar seus estudos temporariamente.
Clique na palminha 👏👏👏
Seu feedback é muito importante, ajuda outras pessoas a encontrarem esse texto e me motiva muito a escrever cada vez mais sobre carreira, negócios, pessoas e tudo mais que permeia o universo do programador (menos código).
E se você chegou até aqui, aproveita e se inscreve na minha newsletter.
É de graça e você vai receber todo mês a minha curadoria de conteúdo extremamente relevante para programadores.
Peace and long life 🖖