A tua presença

Natacha Portal
Portal Ensaios
Published in
2 min readMay 6, 2017

Alguns sentimentos não mudam. Permanecem quietos, quase esquecidos, até que uma volta do destino os esfrega em nossa cara. A falta de sutileza, o arrebatamento do reencontro, a agressividade do sentimento. Os pontos romperam, é ferida aberta.

E eu que pensei ter superado. Estava certa, nunca duvidei. Havia chegado a um ponto em que a distância me proporcionava a falsa sensação de ter sobrepujado alguém que há tempos concentrava tudo que havia em mim. Sim, concentrava porque eu queria, porque eu gostava, porque eu deixava.

Os amores que surgiram depois não foram menos sinceros, tampouco pequenos: tiveram o timing perfeito, foram cruciais para esta revelação. Não houve lacuna entre o fim e o reencontro. O tempo passou, a vida continuou, outros amores sugiram, a lembrança adormeceu. A superação só era lograda, uma vez ou outra, pela traição da memória olfativa: o cheiro dela me surpreendia nos lugares mais improváveis, o pop-up da recordação pulava no pensamento, entre o susto e a reação de fechar a janela indesejável, era o sorriso dela que eu via.

A dor que sinto agora pouco difere da que senti naquele tempo. Mas os ventos correram e agora eu entendo. Ou finjo entender para me sentir melhor — e maior. Todo o sentimento entorpecido ressurgiu. Quisera fosse raiva, pensara ser rancor, mas agora entendo: não passara de mágoa. Mágoa pelas ações, pela dureza, pela sensação de solidão quando não se está sozinha. Mágoa por não ter retorno, por querer e sentir em demasia e assim padecer.

“A tua presença

Entra pelos sete buracos da minha cabeça

A tua presença

Pelos olhos, boca, narinas e orelhas

A tua presença

Paralisa meu momento em que tudo começa

A tua presença

Desintegra e atualiza a minha presença”

Quando aceitei a mágoa, entendi que naquele período, todas as falhas, todos os dissabores, era tudo que ela tinha para dar. Quando a vi novamente, senti um turbilhão de emoções. Tristeza, acalanto, alegria, saudade, fragilidade. Mas acima de tudo, senti amor. Lutei, tentei colocar a mágoa acima, relembrar as coisas ruins, diminuir o impulso de estar perto. A intensidade dos meus sentimentos não é para todos. Talvez ela mesma não compreenda. Sinto, sinto muito, vivo disso.

“Dessa coisa que mete medo

Pela sua grandeza

Não sou o único culpado

Disso eu tenho a certeza”

--

--