Escalando o time de desenvolvimento de produto com Framework LeSS

Vitor Pires
Experience Valley
Published in
4 min readDec 19, 2017
LeSS Framework

Como fazer para manter o crescimento do time e do produto sem perder o controle? Na busca de atender as novas frentes do produto e manter o desenvolvimento em sincronia, encontrei o framework LeSS ou Large Scale Scrum.

Ao presenciar o crescimento de um time ágil, provavelmente você já se questionou qual seria a melhor solução para escalar o time e satisfazer a evolução do produto. Será que deveria dividir o time de desenvolvimento? Dividir o backlog?

E esse cenário de crescimento constante é cada vez mais presente principalmente no ambiente de startups que duplicam de tamanho a todo mês. Por isso resolvi compartilhar o que aprendi com o framework LeSS e como ele pode te ajudar a escalar o seu time de desenvolvimento de produto.

O que aprendi com o framework LeSS

LeSS não é o novo Scrum ou uma versão melhorada. Em vez disso, o LeSS trata de descobrir como aplicar os princípios, as regras, os elementos e a finalidade do Scrum em um contexto em larga escala, da forma mais simples possível.

Resumindo, LeSS é Scrum.

O LeSS foi pensado para escalar uma equipe ágil, ele mantém muitas das práticas e ideias do Scrum. Bem como equipes completas, multidisciplinares, autogerenciáveis, um Product Owner e um único backlog do produto. Com o LeSS, todas as equipes estão na mesma sprint para entregar um incremento para o produto em comum a cada ciclo.

Da mesma maneira que no Scrum, o LeSS tem os mesmos eventos durante a sprint, porém existem algumas adaptações para torná-lo escalável. Vamos ver na prática:

LeSS Sprint Planning

Reunião de planejamento

A reunião de planejamento, por exemplo, é dividida em duas partes. Sendo a primeira parte na qual o Product Owner apresenta todos os itens para ser desenvolvido na sprint e a sua prioridade. Os times ou os seus respectivos representantes, devem discutir sobre os itens e esclarecer possíveis dúvidas.

Na segunda parte, os times dividem as stories e definem como será coordenado o trabalho compartilhado. É importante lembrar que as equipes devem encontrar oportunidades para trabalhar em conjunto e aprender uns com os outros.

Reunião diária

A reunião diária é realizada de forma independente por cada equipe, embora um membro da equipe A possa participar da reunião da equipe B, com o intuito de aumentar o compartilhamento de informações.

Veja algumas sugestões de como um time pode contribuir com o outro:

  • O que meu time fez que pode ser relevante para o outro time?
  • O que meu time vai fazer que pode ser relevante para o outro time?
  • Quais são os obstáculos do meu time que o outro time deve saber?
  • Quais são os obstáculos do meu time que o outro time talvez possa ajudar?

Refinamento do backlog do produto

Assim como no refinamento do backlog do Scrum, os representantes dos times devem:

  • Dividir os itens grandes.
  • Analisar e ter a compreensão clara dos itens.
  • Ajudar no detalhamento das stories até atender a definição de preparado para desenvolver.
  • Estimar esforço de desenvolvimento.
  • Identificar itens relacionados que sugerem trabalho compartilhado, trabalho comum ou coordenação.

Não é muito diferente do que já estamos acostumados, o importante é garantir a presença dos dois times e saber como irão trabalhar juntos.

LeSS Sprint Review & Retrospective

Reunião de entrega da sprint (review)

Devem estar presentes na reunião de review todos os times e cada um deve apresentar o que foi entregue na sprint. Dessa forma, todos visualizarão o produto por completo.

Além disso é extremamente recomendado que clientes, usuários e outros stakeholders participem da reunião.

Retrospectiva

Assim como na planning, a retrospectiva também possui duas etapas, cada time deve ter a sua reunião de retrospectiva separada normalmente. Em seguida, o Product Owner, os Scrum Masters e um ou mais representantes do time fazem uma retrospectiva geral, fazendo um resumo dos dois ou mais times.

Neste texto foquei em pequenos ajustes que você pode fazer no seu desenvolvimento de produtos para torná-lo escalável. Usei como base os aprendizados que tive com o framework LeSS e como ele vai afetar a sua rotina, os eventos da sprint e interações do time.

Do more with LeSS!

É claro que o LeSS é algo muito maior do que pude explicar, para continuar o seu estudo sobre o assunto recomendo estes 3 links:

  • Este vídeo que passa uma visão geral sobre o LeSS em 3 minutos:
  • O livro do Craig Larman, co-criador do LeSS:
  • O site oficial do framework LeSS:

--

--