A Barcelona de Gaudí

Karina Kohl
Sep 3, 2018 · 5 min read

Barcelona respira Gaudí, o arquiteto Catalão que não apenas projetou a Igreja da Sagrada Família como muitas outras coisas em Barcelona. Barcelona também respira festa e se você sair para o seu passeio turistico no Sábado às 9hs da manhã, certamente encontrará alguém saindo de uma noite de balada forte. O sistema de metrô é ótimo, mas preferi 4 dias de caminhadas intensas por uma Barcelona que mistura e convive com o Gótico e o Moderno, optando pelo metrô apenas quando meus pés já não aguentavam mais (prepare-se, Barcelona é uma cidade de altos e baixos). Se você não souber falar espanhol fluentemente, nem tente, vá direto para o inglês. A não ser que você fale catalão… aí sim, você conquistará a simpatia do povo catalão, que não não faz questão de ser simpático (mas não dê bola pra isso, você sobrevive ;-))

Meu lado turistinha tinha uma vontade enorme de conhecer o Bairro Gótico e a Carrer del Bisbe (a Rua do Bispo). E foi pra lá que fui de cara! Apesar de parecer medieval, essa ponte clássica da rua, que liga a ‘Casa dels Canonges‘ e o ‘Palau de la Generalitat‘, foi construida em 1928 por Joan Rubió i Bellver. Fora isso, o maravilhoso é se perder pelas ruelas estreitas do bairro. Entre em todas, em todos os portões que estiverem abertos (o da biblioteca pública é uma linda surpresa), e no final do dia, pare num bar de Tapas para recuperar as energias!

As caminhadas do segundo dia foram dedicadas a Gaudí. Acordei cedo para ser da primeira leva de pessoas que entra na Sagrada Família e ainda consegue uma visita mais tranquila. Gaudí trabalhou na Sagrada Família por 43 anos, até 1926. De 1914 a 1926 ele se dedicou unicamente a esse projeto e morreu em um acidente de carro em Junho de 1926. Estamos em 2018 e a Sagrada Família ainda não está finalizada. Ao caminhar, por dentro e por fora dela, você consegue entender o porquê: é uma quantidade de pequenos detalhes que a faz especial.

Da Sagrada Família, segui a pé para meu segundo destino, o Park Güell! No caminho uma parada no Hospital de Sant Pau. É uma caminhada longa, em aclive. Os joelhos doem, mas vale a pena :). Por causa do filme "Vicky Cristina Barcelona" (Woody Allen, 2008), eu tinha uma imensa vontade de conhecer o Park Güell também! Que lugar lindo! Alias, também com hora marcada a entrada , como na Sagrada Família. Também desenhado por Gaudí, o parque foi construído entre 1900 e 1914 e aberto ao público em 1926. Desde 1984 é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No caminho de volta para o hotel, pelo Passeio de Gracia, ainda pude visitar a Casa Milá (contruída entre 1906 e 1912) e a casa Batlo, conhecida inicialmente por Casa dos Ossos (1904–1906).

Sagrada Família e Park Güell

Meu terceiro dia foi dedicado a região de Montjuic. Logo cedo, subi no topo do parque de Montjuic para conhecer o Castelo de Montjuic, uma fortificação militar datada de 1640. Fun Story: antes da unidade "metro" ser definida como a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante 1/299.792.458 de um segundo, os astrônomos Jean-Pierre Delambre e Pierre Méchain mediram a distância entre duas localidade no nível do mar: Dunkirk e Barcelona. Isso aconteceu entre 1792 e 1798 e o local que isso aconteceu foi na Fortificação de Montjuic :-)

Castelo de Montijuic

Obviamente, desci a colina de Montjuic a pé, até encontrar o MNAC — Museu Nacional de Arte Catalã. No caminho, você passa pela Fundação Joan Miró. Não parei por lá, mas parece bem legal também. O MNAC é lindo (principalmente por fora) e fiz uma das fotos que mais amo ter feito (abaixo).

MNAC — Museu Nacional de Arte Catalã

No último dia teve um pouquinho de cada coisa e 16km de caminhadas pelas ruas Catalãs. Uma das paradas foi no Arco do Triumfo. Sim, Barcelona também tem um e foi construído por Josep Vilaseca i Casanovas em 1888. Do Arco até o Parc de la Ciutadella é pertinho e o mais legal ali é a Cascata Monumental. Caminhe pelo parque sem preocupações, sente num banquinho e observe os transeuntes :)

Dali, sempre a pé, caminhei até o Mirador de Colombo, uma estátua de Cristovão Colombo que mede sete metros de altura e foi feita em bronze pelo escultor Rafael Atché. Dali, você pode caminhar pela Rambla del Mar, no Porto Velho de Barcelona, e vai ver o famoso Mirastels de Robert Llimós, uma homenagem ao poeta Catalão Joan Brossa. A visita ao final da tarde garante lindas cores.

Arco do Triunfo, Parq de la Ciutadella e Cascata Monumental
Clube Nautico e Miraestels

Para finalizar minha primeira viagem a Espanha, fui a Sevilla! Que será meu próximo post!

E no final de tudo, para quem ainda não sabe se Barcelona é uma boa opção, assista ao filme "Vicky Cristina Barcelona" e corre comprar uma passagem ;-)


Gostou? Clique nas 👏 para que eu fique sabendo! Para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.

Karina Kohl

Written by

Exploradores

Um coletivo de escritores apaixonados por sair de casa, compartilhando causos e histórias de viagem

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade