A Sevilha de Game of Thrones e Star Wars (ou não)

Karina Kohl
Exploradores
Published in
7 min readOct 8, 2018

Inicio esse post com uma confissão, uma coisa me levou a Sevilha: o Real Alcazar, que serviu de set de filmagem para Game of Thrones. Porém, o que fez eu me apaixonar pela cidade, foi muito mais que isso.

Sevilha éuma cidade apaixonante. É uma província da Comunidade Autonoma da Andalusia ao sul da Espanha, 4a maior da Espanha. Tem Flamenco, tem sangria, tem comida maravilhosa, tem história, tem o velho e o novo! Esteve nas mãos de Muçulmanos por cerca de 800 anos e você vai perceber isso facilmente em toda arquitetura da cidade. Cervantes escreveu Don Quixote, preso em uma cela de Sevilha. Mas também tem a cultura das Touradas muito viva. Fui a Sevilha em 2016 e em 2018 ela foi considerada pela Lonely Planet como melhor lugar para viajar.

Real Alcazar de Sevilla

Confesso: eu precisava conhecer Dorne! Palácio da Casa Martell (Oberyn!!!) em Game of Thrones.

O Alcazar é o palácio real de Sevilha e ainda abriga a família real espanhola quando essa vai a cidade. Foi construído pelo rei cristão Pedro de Castilho no lugar de uma fortaleza residencial muçulmana destruída depois que os cristãos reconquistaram Sevilha. Mudejar é o nome dado à arquitetura tradicional de Sevilha que mistura elementos tradicionais muçulmanos e detalhes renascentistas. Em 1987 é declarado como um Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Dica: ao comprar o ticket para conhecer o Real Alcazar você escolhe o seu horário de entrada. Acorde cedo e seja do primeiro grupo a entrar, vale a pena. Além disso, reserve boa parte do seu dia para passear pelos jardins e galerias, sem pressa. Sem sombra de dúvida um dos lugares mais lindos que já visitei.

Real Alcázar de Sevilla

Catedral de Sevilla

Não bastando a grandiosidade do Real Alcázar, logo "ao lado" está a Catedral de Sevilha. Não importa se você é cristão ou não, a Catedral de Sevilha é algo que deixa qualquer um de boca aberta. Não é a toa que é considerada o maior tempo Gótico no mundo. Alguns dizem que os idealizadores da catedral disseram: "Vamos construir uma igreja tão grandiosa que aqueles que a virem acabada pensarão que somos loucos." Eu não diria que não eram. Foi construída entre 1172 e 1198 e minha maior surpresa (sim, foi surpresa pra mim), foi dar de cara com o túmulo do Cristovão Colombo, dentro da Catedral. Muito curiosa, descobri que os restos mortais do descobridor da América são alvo de polêmica. Colombo morreu e foi inicialmente sepultado em Valhadolid e sendo depois transladados para um mosteiro em Sevilha. Por desejo do filho, os restos mortais foram transferidos para Santo Domingo , atual República Dominicana. Em 1795, quando a França obteve o controle de toda a ilha de Hispaniola, os restos mortais de Colombo foram transladados para Havana, Cuba! Após a independência cubana, novamente transferidos para Espanha, para a Catedral de Sevilha. Porém, a República Dominicana diz que os restos mortais de Colombo nunca saíram de lá. Em 2003, fizeram análise de DNA nos restos mortais que estão em Sevilha e concluiram que são de Colombo. A República Dominicana nunca permitiu a exumação do que está lá.

Catedral de Sevilha

La Giralda

A Giralda é a torre do sino da Catedral. Já foi a torre mais alta do mundo, com 97,5 m de altura, além de ser uma das imagens mais famosas da cidade e da Andaluzia. Tem duas peças diferentes, mas unificadas. Não tem escadas, mas tem 35 rampas "largas o suficiente para permitir que o sultão suba montado a cavalo para ver a bela vista." Eu subi as rampas… Cansa, mas vale a vista da cidade!

Laranjeiras

Elas estão por toda a parte. Sevilha é a cidade das laranjeiras. Todas as árvores das ruas são laranjeiras. Believe me!

Plaza de Toros — Real Maestranza de Caballería de Sevilla

Primeiro, sobre Game of Thrones: a Plaza de Toros. Lá foi ambientado o fight pit de Meereen, de onde a Daenerys ("Daenerys Stormborn of the House Targaryen, First of Her Name, the Unburnt, Queen of the Andals and the First Men, Khaleesi of the Great Grass Sea, Breaker of Chains, and Mother of Dragons”) escapa nas costas do Drogon, um dos seus dragões, depois do ataque dos filhos da Harpia.

Então… Touradas continuam acontecendo Sevilha e acontecem em temporadas anuais. Eu não concordo com elas, e precisei me abster de julgamentos para visitar a Plaza e ouvir a história e o lado deles (felizmente, não era época de touradas). A Plaza foi construída entre 1749- 1765 e até hoje muitos meninos crescem querendo ser toureiros e iniciam muito jovens. Ser Toureiro por lá é símbolo de status. A luta toda dura em média 20 minutos e se o desempenho do toureiro for excepcional, ele recebe o prêmio máximo: as duas orelhas e o rabo do touro, que são cortados na hora. Um touro participa única e exclusivamente de uma tourada (caso não morra). Os touros Miura, de Sevilha, são os mais procurados para touradas, por terem matado mais toureiros famosos que qualquer outro.

É necessário estômago. É um ambiente triste.

Metropol Parasol

O Metropol Parasol é uma construção de madeira na praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, desenhado pelo arquiteto alemão Jurgen Mayer-Hermann e a construção terminou em abril de 2011.Tem 150 por 70 metros e uma altura aproximada de 26 metros e é a maior estrutura de madeira do mundo. Consiste em seis guarda-sóis em forma de cogumelos, de grandes dimensões, cujo desenho se inspira nas abóbadas da Catedral De Sevilha e dos ficus da praça Cristo de Burgos. É possível subir e dizem que o por-do-sol lá de cima é muito bonito. Fui na parte da manhã e confesso que não me animei a subir, mas é magnífico! Parece que são apenas encaixados!

Metropol Parasol

“Casa de Pilatos”

A casa de Pilatos não é realmente a casa de Pilatos, como você pode imaginar. Mas está localizado na Plaza de Pilatos e na época de Páscoa, é uma das estações da Via Crucis que é encenada em Sevilha (a do pretório de Pilatos, se não estou enganada). De forma histórica, é um palácio que serve the residência permanente do Duque de Medinaceli e é uma arquitetura típica Mudéjar construída entre 1483 e 1571.

Casa de Pilatos

Plaza de España

Por último, mas não menos importante, a Plaza de España. Outra daquelas visitas que não podem faltar e que te tiram o ar! Ela fica dentro do Parque de María Luisa, foi construída em 1928 para a Exposição Ibero-Americana de 1929 e o responsável foi o arquiteto Anibal Gonzalez (respeitando a ideia da arquitetura Mudéjar)

Obviamente um lugar lindo desses, também virou cenário de filmes. Passeie pela Plaza e lembre-se de Padmé e Anakin chegando em Naboo, no Episódio II — O Ataque dos Clones (2002).

Lawrence das Arábias (1962) também ambientou trechos do filme na Plaza de España:

Sevilha é adorável e fica a três horas de trem de Madrid. Não esqueça de se perder pelas ruelas (acredite, carros passam por elas)

Gostou? Clique nas 👏 para que eu fique sabendo! Para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.

--

--