As ferramentas que me ajudam a planejar e executar minhas viagens
Não sei para ti, mas para mim nem sempre é fácil de escolher o próximo destino das férias. Muitos são os fatores que influenciam a minha escolha, entre eles tempo e dinheiro. Por causa disso, tenho comigo uma lista de ferramentas que me ajudam a entender um pouco mais sobre as possibilidades de destino. E são elas que quero compartilhar contigo nesse artigo.
Mapa de Comparação de Preço de Passagens
Algumas pessoas ainda entram no site das companhias aéreas para procurar por boas ofertas. No entanto, buscadores de passagens aéreas como Skyscanner, Kayak, Hipmunk e Google Flight são ótimos para quem quer ver a variação de preço dentro de um intervalo de tempo e são cada vez mais populares. Pra muitas ocasiões, esse tipo de sistema já é bom o suficiente.
No entanto, quero compartilhar o que para mim é uma funcionalidade dentro dessas ferramentas que aumentam e muito minhas possibilidades de escolha de destino: o Mapa de Comparação. Alguns sites de milhagem possuem o mesmo tipo de opção e com ela dá pra dar uma boa olhada em dados reais (em moeda ou pontos), ampliando o leque de escolhas. Isso já me ajudou, por exemplo, a viabilizar uma viagem para a Grécia, voando do Brasil até a Romênia.
Além dos buscadores de passagem aérea, um outro site que eu uso de vez em quando é o Rome2Rio. Em lugares com múltiplas opções de transporte, como a Europa, é uma ótima ferramenta para apresentar diferentes alternativas de movimentação com boas informações de custo tanto em tempo quanto em dinheiro.
Wherefor.com
A premissa desse site é descobrir para ti grandes possibilidades de viagem baseando-se (na pesquisa simples) em 4 variáveis: orçamento, data, número de viajantes e origem. Praticamente, o sonho de consumo de um gerente de projetos certificado pelo PMI®. A navegação no mapa é simples e te mostra todas as opções em uma única vez, deixando a teu cargo aprofundar nos detalhes de cada opção.
Fiquei na dúvida se recomendava…
… mas tenho de confessar que já usei algumas vezes o Hotwire e por isso tive de colocá-lo aqui nesse texto. A premissa dele é te conseguir um grande desconto com a contrapartida de que você não saber o local até fechar o acordo. Na promessa, você é capaz de economizar bastante dinheiro.
Parece maluco, mas a aposta é bem essa. Você escolhe uma cidade e muitas vezes uma região, ou bairro ou vizinhança. A partir daí, ele te mostra uma lista de opções com algumas informações e você fecha com uma delas, totalmente no escuro.
Acho que me dei muito bem em Miami. O hotel boutique perto do mar era realmente excelente e paguei a metade do valor do que se tivesse reservado diretamente pelo site deles. Entretanto, a nossa experiência em Cancún foi uma desgraça. Nosso hotel all-inclusive era de doer.
Na hora de falar em dinheiro …
… tem duas ferramentas que costumo usar com maior frequência. A primeira é o XE. Com ela, dá para ter uma boa noção das cotações das moedas e com isso já ir calculando se a viagem vai caber no orçamento ou não.
A segunda tem a ver com finanças coletivas. Vamos combinar que quem já viajou em grupo sabe que na hora de pagar uma conta muitas vezes é mais fácil um dos viageiros fazer para todo o grupo do que dividir na hora. Com os dias passando, hospedagens, transporte e alimentação vão se acumulando e fazer o rateio de tudo pode ser uma dor de cabeça. Para que isso não atrapalhe a viagem, uso uma ferramenta bem simples mas efetiva: SplitWise.
Para pensar sobre o que fazer nos lugares…
… tem uma ferramenta que comecei a usar agora pra isso, que é mais famosa por aproximar um viajante de um dono de alojamento: Airbnb. Lançada há algum tempo (mas eu comecei a usar há pouco) hoje você também tem a chance de descobrir atividades nos lugares que vai visitar. A disponibilidade, claro, passa pelas pessoas cadastrarem essas opções na plataforma. Se pensarmos que o Lonely Planet te oferece esse tipo de possibilidade como uma agência de viagem tradicional faria, pense no seguinte paralelo: o Airbnb está para o LP assim como o Airbnb está para o Booking ou outro site de reservas.
Quando se está viajando de motorhome…
… nem tudo é igual. O tamanho do veículo é um dos fatores que deixa a viagem diferente. Em nem todo o lugar você passa, assim como nem todo o estacionamento tem vaga adequada. Por isso, um app super em conta é o Park4Night. Com as informações sendo populadas por outros motoristas, é um sistema que funciona como uma mão na roda (tu-dum, tss)!
E na hora de organizar os dados da viagem…
… eu tenho usado o Tripit. Cansado de ficar vasculhando nos emails onde estão os códigos de localizador para fazer check-in ou o endereço da hospedagem, eu invisto um tempo prévio a viagem para colocar os dados ali e depois eu só consulto no app.
Bônus: Novas Descobertas
Na construção desse texto acabei falando com outros Exploradores, e com isso descobri algumas ferramentas novas. Nunca as usei, mas compartilho aqui por achá-las promissoras:
- Adioso: a primeira vista, parece um buscador como os que vimos no item 1. No entanto, ao navegar no sistema, duas funcionalidades me chamaram atenção. A primeira, é que ele possui lista de destinos (wanderlist) agrupados por alguma característica, como por exemplo as melhores cachoeiras do mundo ou as sete maravilhas. A segunda é que, se você possuir um perfil no sistema, pode adicionar familiares e amigos e com isso quando for procurar a passagem, o faz por eles, tornando a busca mais pessoal.
- Skiplagged: a promessa aqui passa por apresentar vôos que normalmente os sistemas não apresentam. Por exemplo, se um vôo Porto Alegre — São Paulo sai por R$ 600, mas um vôo POA — GRU — REC sai por R$ 420, você pode simplesmente descer em Guarulhos e economizar 180 pila!
- Allergy Translation: muita gente tem alergia. Saber comunicar direitinho esse tipo de condição quando não se fala a língua local pode ser fundamental para o sucesso da tua viagem.
E você, utiliza alguma ferramenta bacana e quer compartilhar conosco? Coloca num comentário aí embaixo!
Gostou? Clique nas palmas para que eu fique sabendo e para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.