Gotemburgo — A segunda maior cidade da Suécia

Karina Kohl
Exploradores
Published in
4 min readJun 5, 2018

Gotemburgo é a segunda maior cidade na Suécia e está localizada na costa oeste do país. Tem uma população de 580.000 habitantes na área urbana e cerca de 1 milhão na área metropolitana, num total de 447.76 km2 de área. Quer uma ideia para comparar? Porto Alegre tem 496.827km2, uma população de 1.5 milhões de habitantes na área urbana e 4.5 na região metropolitana.

Minha ida para Gotemburgo não foi motivada por uma vontade incontrolável de conhecer a cidade, mas sim pela minha ida a uma Conferência em Engenharia de Software que aconteceria por lá esse ano. No final das contas, uma boa forma de optar por uma cidade Escandinava ;-)

Até chegar lá, foi uma longa viagem onde fui contemplada com algumas histórias. Primeiro, a possibilidade real de sequer chegar ao aeroporto de Porto Alegre dada a greve de caminhoneiros que estávamos enfrentando e a falta de combustível inclusive para os vôos. Essa primeira barreira foi resolvida sem maiores traumas. A segunda foi um pouco mais inconveniente: meu lugar no vôo do Rio de Janeiro para Amsterdam era na janela. Ao chegar, um homem, notavelmente alcoolizado, sentado no corredor. Já começou a conversar e espalhar aquele odor característico e enauseante. Uma mulher de Floripa senta no lugar do meio e eu fico num misto de alívio e pena por ela: ele perturbou a noite inteira. Acordava para conversar, cutucava, bebeu a noite inteira e foi advertido inclusive pelo comandante. Derramou vinho tinto na roupa da menina. Foi o horror… O horror… Acabei me solidarizando por ela. Em Amsterdã, uma conexão de 6hs me aguardava e o pessoal do aeroporto não me recomendou sair, pois o trânsito estava péssimo. Ou seja, chá de banco. Cheguei em Gotemburgo as 22:45 e o sol tinha acabado de se por. Verão na Escandinavia escurece por esse horário e pelas 3:30 da manhã, já começa a clarear o dia novamente.

Cheguei no hotel perto pelas 23:30, depois de pegar um ônibus na porta da saída do aeroporto. Detalhe interessante: a Suécia está num movimento para ser cash free, então TUDO pode ser resolvido com cartão de crédito em qualquer lugar, incluindo o ônibus. Fiquei no Gothia Towers, mesmo hotel onde aconteceria a conferência: 3 torres de 26 andares. Possivelmente, os prédios mais altos da cidade (que não devem passar de 5 ou 6 andares).

Eu tinha um dia para "passear" por Gotemburgo e fiz o que mais gosto de fazer nesses casos: explorei a cidade a pé. Minha definição é a seguinte: parece ser uma ótima cidade para morar, mas sem grandes atrações dignas de nota. A cidade é bem conhecida por ser sede da Volvo e por duas grandes universidades: a Universidade de Gotemburgo e a Chalmers. É uma cidade bastante arborizada, com muitos parques e bastantes agradável (pelo menos no verão, onde os dias são bastante longos). Bicicletas são meio de transporte comum, bem como trams e ônibus (e funcionam muito bem). A rua conhecida como Haga, onde você pode fazer compras (não se engane com a palavra "compras") e fazer uma refeição diferente ou tomar um café é bem agradável. Infelizmente, não consegui visitar o "The East Indiaman Götheborg", um barco "viking", atração histórica da cidade (estava fechado no Domingo). A propósito, tudo fecha muito cedo. Museus e atrações turísticas não passam das 17hs e a maioria fecha as 16hs. Restaurantes, depois das 22hs, é na sorte.

Enfim, explore a cidade a pé, não tenha expectativas turisticas e tudo vai ficar bem! :) Tenho certeza que em algum momento você vai querer ficar: a cidade é calma, organizada, funciona.

Depois da conferência, peguei um trem para Copenhaguen. E esse será meu próximo post ;-)

Bicicletas everywhere
Ruas arborizadas são lugar comum ❤
Estufa de um dos inúmeros parques da cidade
Haga Nygata

--

--