Machu Picchu

Karina Kohl
Exploradores
Published in
5 min readNov 5, 2018

Em 2015 eu já queria muito ir a Macchu Picchu e me enrolava. No início desse mesmo ano, eu havia trocado de trabalho e estava sem férias por um bom tempo. E foi nessa loucura de estar sem férias e doida pra viajar, que num feriadão de 4 dias, me lancei ao Peru!

Foi no feriadão de 7 de setembro. Eu tinha 4 dias. Fui dia 4 e retornei dia 7! A parada em Lima foi apenas para troca de avião para ir a Cuzco, cidade linda que é o ponto para ida a Macchu Picchu! Falarei de Cuzco de forma mais apropriada em outro post.

Cheguei à Cuzco as 16hs do dia 4 de Setembro. Nesse finalzinho de dia e no dia 5, transitei pela cidade para me acostumar a altitude de 3500m acima do nível do Mar! Muita água e chá de coca (essencial). Como eu já contei nos meus posts sobre o Atacama, o Soroche existe e não descrimina!!! Subir uns poucos degraus já te deixa sem ar!! Então, tenha pelo menos um dia de ambientação na altitude!

Dia 6 de Setembro era o dia de ir a Macchu Picchu! Alguns podem torcer o nariz para o bate e volta, mas pra mim, foi mais do que suficiente. A viagem de trem leva em torno de 3:30hs e é complemento ao passeio! Permaneça acordado e curta cada pedacinho! Deixe pra dormir na volta, depois dos desfiles e apresentações (mais detalhes, no final desse texto ;-)). Tente um lugar na janela e gaste um dinheirinho a mais para ir em um vagão chamado Vistadome! Vale todos os dólares a mais! Ele tem o teto envidraçado e você tem supresas maravilhosas ao longo do caminho (como a de uma das fotos abaixo, a montanha coberta de neve). Além disso, para encarar o tempo de viagem, um café da manhã super gostoso é oferecido! Do meu lado no vagão sentou-se um Suéco que costuma (ou costumava) viajar o mundo a trabalho! Passamos o tempo inteiro conversando sobre viagens (obviamente) e o tempo passou muito rápido!

Depois dessas 3:30h, você ainda não estará na cidade Inca (pensa que é fácil?). Você chega numa cidadezinha chamada Aguas Calientes. Saia do trem e corra para comprar a passagem que leva você até o Vale Sagrado. Visite a cidade depois. Esse caminho leva uns 30 minutos em um microonibus, morro acima, estrada de terra, estreita e com motoristas bastante confiantes de suas habilidades! Respira fundo e pede a todos os deuses Incas te deixarem chegar lá com vida (tô brincando! Mas é com emoção, sim ;-))

Finalmente, você chega a Cidade Perdida dos Incas! Aí é só alegria!!! Ao entrar, você vai caminhando e não vê nada demais… até que numa virada de esquina tã dã, está lá, o Vale Sagrado, em toda sua plenitude! E eu chorei!! Chorei porque não tem explicação de como os Incas chegaram ali e construiram tudo aquilo. Machu Picchu foi construído no século 15 e abandonado em 1572, não se sabe bem o porquê. Apenas em 1911 a cidade foi encontrada. Agora pensem: são 3:30h de trem no meio do nada, 2500m acima do nível do mar. Como essa galera chegou ali naquele ponto e construiu uma estrutura daquelas??? É altamente intrigante e lindo! Obviamente, é considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO. Mais sobre a história de Machu Picchu, a wikipedia conta. Eu vou mostrar minhas fotos (que mostram que eu estava mais feliz que pinto no lixo ;-))

Se eu puder dar uma sugestão é: usem filtro solar (já diria Pedro Bial). Eu usei no rosto e esqueci de passar no pescoço! Com a temperatura aumentando, tirei o lenço que protegia meu pescoço e o resultado foi uma queimadura que me incomodou por muitos dias…

Meu trem de volta a Cuzco era às 17hs. Tive bastante tempo para passear pelo Vale e fazer um lanche antes de retornar. Se você quiser escalar as montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu, com certeza precisará mais tempo (até mesmo, 2 dias na cidade).

O retorno no final do dia significa que você pode dar aquela dormidinha no caminho! Mas não antes da janta, do desfile de roupas de lã de alpaca feito pela própria staff (e que infelizmente não tenho foto) e de alguns sustos com algumas danças típicas peruanas feitas também pela staff!

Gostou? Clique nas 👏 para que eu fique sabendo! Para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.

--

--