Sobre sonhos e Milão

Débora Machado Pazzim
Exploradores
Published in
5 min readMar 8, 2018

Todo mundo volta diferente de uma viagem. Sim. E algumas vezes, não dá vontade de voltar. Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo quando visitei Milão em março/2017.

Duomo di Milano

Milão é a cidade da moda e do design. Se você quer o velho mundo, monumentos, riqueza de história… vá para Roma. Milão é a cidade mais cosmopolita da Itália, onde todo mundo trabalha muito e também anda muito bem vestido. É onde gira a ecomomia, digamos assim. Claro que tem suas características de Europa né, a Duomo de Milão é incrível, tem também o Castelo Sforzesco, e alguns parques lindos. Tem a área de Navigli que tem todo um charme de Veneza plus Amsterdã devido ao riacho que passa lá, para quem gosta de futebol tem o estádio San Siro onde são realizados os jogos tanto da Internazionale di Milano quanto do Milan (eles revezam as semanas), tem museus (prada, armani…) e muitas ruas para compras e passeios. Você pode se locomover de diversas formas: de trem, de tram (bonde), de metrô, de ônibus, de bicicleta, de táxi, de uber (não é legalizado, então é caríssimo), e também com car sharing (existem diversos apps para compartilhamento de carro, é uma mão na roda). E esqueça aquele papo de que italiano não fala inglês. Eles falam sim! Nos restaurantes, cafés, lojas… sempre tem alguém que fala inglês. No geral os italianos são bem amáveis e adoram ajudar.

Agora, voltando ao assunto do título e falando um pouco mais sobre sonho, vou compartilhar brevemente a minha história com Milão: sou Cientista da Computação de formação, com especialização, MBA, certificações e bla bla blá mas sempre fui apaixonada por moda. Desde produção, consumo, venda, business… tudo! Quando completei 30 anos (solteira-sem-filhos) decidi que iria focar no que realmente me faz feliz (independente do retorno financeiro a curto prazo) e então comecei uma série de pesquisas e cursos online sobre o mercado de moda. Férias chegando, planejei Milão para respirar um pouco nessa atmosfera, fazer algumas pesquisas, algumas fotos legais para o Instagram e me insipirar para decidir como seguir com o plano de migrar para a felicidade.

Galleria Vittorio Emanuele
Tram (bonde)

Ocorre que, quando voltei pra casa, nao conseguia parar de chorar. Chorava lavando louça, tomando banho, dirigindo… eu nao sabia o que era. Procurei imediatamente a minha antiga psicóloga para uma sessão de emergência, e ela então me “clareou as ideias”: tu ficou 15 dias vivendo o teu sonho e teve que voltar. Por isso não para de chorar. O que tu precisa para realizar o teu sonho? Quem sabe tu coloca em um papel e vê o que é factível? Pareceu bem fácil… tarefa dada, tarefa cumprida (sou dessas).

O que você precisa para realizar um sonho? Bom, depende. Primeiro de tudo, saber qual é o seu sonho (parece ridículo mas as vezes o sonho é muito vago, então, saber qual é o sonho exige um pouco de esforço), depois de descoberto você precisa de coragem, força de vontade, determinação, persistência, amor, fé, saúde… coisas que estão dentro de você. Mas e no ambiente externo? Financeiramente, o que você precisa? Neste ponto você precisa decidir o quanto está disposto a investir para se sentir realizado.

Voltando para o meu caso, o meu sonho era trabalhar com moda. Ok. mas onde na moda? abrindo uma loja, desenhando, costurando, modelando, escrevendo, virando blogueira, personal stylist? Fiz alguns testes e vi que a minha veia business woman era sobressalente. Entao está decidido: quero trabalhar com fashion business.

Ok, como trazer para a realidade? Uma criatura formada em Ciência da Computação não teria muito valor nesse mercado né? Aí que entra o investimento para realizar o sonho: encontrei um MBA em fashion brand and business management onde? Em Milão! Aulas durante o dia, durante 7 meses e mais um estágio de 5 meses. Perfeito: um intensivo no business de moda com um estágio no final, na cidade berço da moda. Mas, como executar isso? E o meu emprego aqui? Então… para realizar sonhos você precisa sair da zona de conforto. Nada é de graça nessa vida, cada escolha uma renúncia… todos os jargões manjados com certeza fazem todo o sentido. Eu decidi sair do trabalho e vender tudo para bancar o curso mais a moradia por um ano na Europa (nesse momento o euro custa R$4,19). Nesse “tudo” entraram o apartamento, o carro, roupas, sapatos e bolsas. Quero ressaltar aqui que esse meu “tudo” foi conquistado por mim, sozinha, em 15 anos de trabalho duro.

Apostei todas as fichas nisso e cheguei aqui, no dia 11 de janeiro. Estou há sessenta dias vivendo em um apartamento que é menos da metade do meu apê antigo, dormindo em uma cama que é menos da metade da minha cama antiga, assistindo tv no iPad, andando de transporte público pra lá e pra cá, e vivendo os melhores dias da minha vida! A escola é muito melhor do que eu imaginei, fiz novas amizades com pessoas de diferentes nacionalidades, meu inglês está cada vez melhor e já estou arranhando no italiano. Ou seja, nesses 60 dias já estou tendo muito retorno sobre o meu investimento :)

Quando assistimos filmes onde as pessoas vão viajar para então buscar ou encontrar a sua essência, frequentemente pensamos: “só em filme mesmo”, ou, “isso não é pra mim”. Mas pode ser muito mais fácil do que parece. Se você está aí meio perdidão em relação ao que fazer com a sua vida, quem sabe comece com uma viagem? Não digo que tenha que ser como o filme Comer, rezar e amar… pode ser qualquer viagem, desde que você se desconecte da sua zona de conforto e esteja aberto para receber as dicas do universo.

Caso queira acompanhar as minhas aventuras por Milão, seja muito bem vindo ao meu instagram: instagram.com/deborapazzim ;)

--

--