Surpresa Madrileña

Karina Kohl
Exploradores
Published in
6 min readAug 6, 2018

Essa é a primeira de uma séria de três posts sobre minha visita a Espanha em Novembro de 2016! Na época eu estava estudando a língua espanhola no Instituto Cervantes e estar envolvida com a cultura e história hispânica tornou a urgência por uma viagem a Espanha ainda maior. Foram três cidades: Madrid, Barcelona e Sevilla! E a vontade de voltar e explorar outras continua aqui no peito!

Esse primeiro post é sobre Madrid. Cheguei na Espanha por Madrid (a passagem mais em conta) e sem grandes expectativas. A ideia era que fosse apenas uma cidade de passagem e fui tão positivamente surpreendida que lamento não ter reservado mais que os dois dias que fiquei por lá!

A primeira coisa que preciso dizer é: como amo cidades que tem trem, metrô e aeroporto interligados! Chegar na cidade e contar com o serviço de trem te deixando a uma quadra do hotel, não tem preço (tem sim, pelo que lembro, 6 euros ;-)). Além disso, que linda época para viajar é o outono!!! Tempo bom, céu azul, vegetação de uma cor lindíssima e temperatura agradável.

Como eu tinha apenas 2 dias, me concentrei na região central de Madrid, próxima a estacão Atocha e fiz tudo a pé!!! Me hospedei próximo a estação de trem para que pudesse aproveitar o máximo de tempo e facilitar a ida a Barcelona. Além disso, abri mão de museus (com excessão do museu do Prado) e do Jardim Botânico, para ganhar tempo!

Em azul, o primeiro dia. Amarelo, o segundo.

A Europa, em geral, é um museu a céu aberto. Então, caminhar quase sem rumo já proporciona um grande passeio. Minha maior expectativa para o primeiro dia era o Parque del Retiro. para chegar lá, comecei minha caminhada pela lateral do Jardim Botânico, que me permitiu passar por alguns lugares muito bacanas como a Plaza Plateria de Martinez, um passeio público agradabilíssimo, o Museu del Prado (que visitei no segundo dia), a estátua de Miguel de Cervantes e as fontes de Apollo e de Cibeles.

Eu, pessoalmente, não gosto de Cervantes e confesso que tenho birra com Dom Quixote. Mas não se pode negar a importância da obra para a literatura espanhola. Além da Estátua de Cervantes, na Plaza de las Cortes, há também o Monumento à Cervantes, estátuas de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, na Plaza de Espanã.

Na Plaza de Cibeles se encontram a Fonte de Cibeles, construída em 1782, e o Palácio de Cibeles, também conhecido como o Palácio das Comunicações. Cibele era a Grande mãe e Deusa Romana da fertilidade e agricultura. Na fonte, ela está em sua carruagem, guiada por dois leões, as criaturas mitológias Hippomenes e Atalanta.

Palácio de Cibeles (na época com a faixa contra a violência machista ❤)

Continuando pela mesma rua, chega-se a famosa Puerta de Alcalá, um monumento neoclássico que se localiza na Plaza de la Independencia de Madrid. É o primeiro arco de triunfo construído na Europa ainda mais antigo que monumentos similares como o Arco do Triunfo de Paris ou o Portão de Brandenburgo em Berlin.

Puerta de Alcalá

A partir de então, uma das áreas em que eu estava mais interessada nesse primeiro dia: o Parque de el Retiro. É lá que fica o Monumento a Alfonso XII, em frente a um lindo lago artificial, onde as pessoas descansam e andam de barquinhos :) É no parque também que poderão ser vistos o Palácio de Cristal e a estátua de El Ángel Caído, a única escultura no mundo que representaria o "diabo".

Monumento a Alfonso XII

Iniciei o segundo dia com uma "Free Walking Tour" do Sandemans. Eu tinha feito uma semelhante em Santiago do Chile e tinha gostado muito. Confesso que a de Madrid me decepcionou um pouco e estava mais para propaganda/venda de tours pagas do que para uma walking tour de verdade. Início na Plaza Mayor e final próximo ao Palácio real de Madrid. A partir daí, fiz o resto do caminho por mim mesma. A Plaza Mayor estava sendo organizada para a feira de Natal, logo, todo seu esplendor ficou escondido atrás de tapumes (infelizmente). Mas as ruazinhas ao redor da praça escondiam gratas surpresas!

Una calle cerca de Plaza Mayor de Madrid

Ao finalizar o tour, caminhei para conhecer a Catedral de Almudena, os Jardines de Sabatine e o Palácio Real de Madrid. Como comentei, não dediquei tempo a entrar na Catedral e no Palácio devido ao tempo escasso. Ambos são gigantes e exigiriam mais tempo do que eu tinha disponível!

Catedral de Almudena, Jardines de Sabatine e Palácio Real de Madrid.

Continuando a caminhada, subi pelo Rosaleda del Parque del Oeste até o Templo de Debod, um templo Egípcio, do século II A.C., doado a Espanha pelo governo Egípcio para evitar que ficasse inundado devido à construção da barragem de Assuão.

Templo de Debod

Continuando minha caminhada (viram que gosto de caminhar, não é?), fui a Plaza de España ver as estátuas de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Segui pela Calle Grand Vía, a grande rua de compras de Madrid. Ao final, o Teatro Calderón, inaugurado em 1917.

Plaza de España e Teatro Calderón

Continuei minha caminhada, pois minha intenção era acabar o dia no Museu del Prado. Mas antes, uma curiosidade: na época em que estive em Madrid, Brad Pitt e Marion Cotillard estavam lançando o filme Allied, (bem na época da polêmica que Marion teria sido o pivot da separação do Brad e da Angelina). Ao passar pela Plaza del Callao, no final do dia, vi uma agitação em um cinema dali, mas não dei muita bola, achando que era algo local. Ao chegar no hotel, consultei o google e descobri que eram os próprios Brad e Marion que estariam por ali! Perdi minha oportunidade de conhecer o Brad!!! X-)

Finalizei o segundo dia visitando o Museu del Prado, que tem acesso gratuito de Segunda a Sábado a partir das 18hs. Para uma visita rápida e sem grandes pretensões, para finalizar a rápida visita a Madrid, foi ótimo! Além disso, esperando na fila, uma ótima vista da igreja San Jeronimo el Real, uma igreja do século XVI, terminada em 1505 (como eu disse, Europa é museu e história a céu aberto ;-)).

Iglesia San Jeronimo el Real — Sec XVI

Próximo texto será sobre a Barcelona de Gaudí!

E esse texto, para encerrar, pode ser lido escutando La Madrileña!!!

https://www.youtube.com/watch?v=7-YUp0uYg9s

Gostou? Clique nas 👏 para que eu fique sabendo! Para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.

--

--