Dicas de Tel Aviv, Israel

André Fernandes
Explorando!
Published in
4 min readAug 21, 2017

Tel Aviv resume perfeitamente o que é Israel: cosmopolita, global, de mente aberta. Além das praias ao longo do Mar Mediterrâneo.

Uma memória gravada na minha mente: eu na praia, sem camisa como no Brasil no meio de judeus ortodoxos, muçulmanos, biquínis de variados tamanhos, casais gays — e todos se respeitam! É uma cena rotineira em Tel Aviv. Onde mais no Oriente Médio se pode imaginar tal cena?

A cidade é mundialmente reconhecida pela vibrante vida noturna que em nada deixa a desejar e por ser um destino gay-friendly. O Tel Aviv Pride costuma acontecer em junho, é um dos principais eventos mundiais do segmento. Abaixo, uma foto zoada da edição de 2017 que retrata como opções opostas podem conviver lado a lado sem necessidade de discursos politicamente corretos.

Velhinha com a cara “Que viadagem é essa?” Foto tirada por Dubi Feiner durante Tel Aviv Pride 2017.

Além do Tel Aviv Pride, o que mais considerar? Vamos com algumas dicas abaixo.

Secret Tel Aviv

Pra saber de tudo que acontece em Tel Aviv, nada melhor que o site Secret Tel Aviv. Começou como um grupo no Facebook para estrangeiros vivendo na cidade e se expandiu para um site que é o mais completo guia em inglês. Lá você pode achar toda informação sobre eventos, o que fazer, aonde ir, imigração, etc.

Secret Tel Aviv, o mais completo guia online sobre a cidade

Praias

Para quem curte praia, apenas mais um motivo para vistar Tel Aviv. Águas mornas e clima mediterrâneo. As praias que eu visitei foram a Jaffa Beach, Metzitzim Beach, Religious Beach, Gordon Beach, Frishman Beach, Bograshov Beach and Geula Beach.

Neste post (em inglês) escrito pelo Secret Tel Aviv, você pode ver todas as praias em Tel Aviv e em outras partes de Israel. Abaixo, um mapa das praias de Tel Aviv.

Jafffa Beach, Tel Aviv, Israel.
Mapa de praias em Tel Aviv e em outras partes de Israel. Imagem retirada do site Secret Tel Aviv.

Mercados e feiras

Uma das coisas que mais adoro em Israel são as frutas frescas e os biscoitos das feiras. Uvas, cerejas, melancia, tâmaras, damasco. E o Carmel Market é parada obrigatória para visita.

Por meio do Carmel Market. Tel Aviv, Israel.

A cidade de Jaffa

Também conhecida como Yafo, Jaffa é um dos portos mais antigos da história mundial, usado como ancoradouro desde a Idade do Bronze (3.200–600 a.C.) e associado à história bíblica de Jonas e o grande peixe.

Sobre o domínio árabe (de 636 ao séc. XVI) e otomano (do séc. XVI ao séc. XX), Jaffa se distingue do resto de Tel Aviv pela arquitetura otomana marcada por becos e casas de pedra.

As construções de pedra frente ao Mar Mediterrâneo compõem uma das mais belas vistas de Tel Aviv. Jaffa também tem um flea market, lojas e restaurantes.

Escadaria de pedra na cidade Jaffa. Tel Aviv, Israel.
Comércio no bairro de Jaffa. Tel Aviv, Israel.
Vista de Tel Aviv do bairro de Jaffa. Israel

Neve Tzedek

Foi o primeiro bairro judeu fora da antiga cidade de Jaffa. Hoje, Neve Tzedek é um bairro elegante, artístico e dos mais caros da cidade.

Localizado próximo ao mar, à Rotschild Boulevard, ao Carmel Market e ao Mercado Nachalat Binyamin. Ao longo de suas ruas, não faltam cafés, restaurantes, além dos estúdios de moda e design.

Pelas ruas da Neve Tzedek. Tel Aviv, Israel.

Startup

Israel é um pólo mundial de empreendedorismo, tecnologia e inovação — atrás apenas do Vale do Silício. São em torno de 5.500 startups e 350 centros de Pesquisa & Desenvolvimento que buscam soluções para problemas em todo o mundo.

E Tel Aviv é o principal pólo de startups na Startup Nation. Eventos no ramo acontecem quase todos os dias!

Evento que visitei no Wix Hub. Tel Aviv, Israel.

Mais sobre Israel:

--

--

André Fernandes
Explorando!

My purpose: help others to discover different places, cultures and perspectives! Born in Brazil to be a global citizen!