O que fazer em Moscou?

André Fernandes
Explorando!
Published in
5 min readNov 9, 2016

Para reforçar uma das dicas escritas pelo Edvan no post 10 coisas que você precisa saber quando visita a Rússia, escrevo os nomes de locais também em cirílico.

Se você pensa que Moscou é só a Praça Vermelha, está muito enganado! É uma típica cidade grande, com 15 milhões de habitantes, opções para todos os gostos e variados orçamentos.

Entre os países de língua russa, Moscou é a capital do luxo e dos negócios. É visível a concentração de grifes na área central da cidade. Very fancy!

Não é uma cidade barata, mas não tão cara quanto Zurique e Geneva. Se considerar lugares finos, aí já é outra coisa! Em Moscou, vivem 35 bilionários e a cidade é point dos super-ricos entre os países de língua russa. Num restaurante fino, uma sopa pode custar uns 50 euros, por exemplo.

Para Moscou, recomendo pelo menos 5 dias para poder explorar a cidade com calma. Vamos então com as dicas abaixo.

Tire um tempo para apreciar as estações de metrô

Moscou tem 200 estações de metrô e ao deslocar para e das estações centrais é impossível não se encantar com as belas decorações e arquiteturas nas paredes, nos tetos e nos lustres em muitas das estações moscovitas.

Durante a União Soviética, tal beleza servia ao propósito de comunicar a grande do regime soviético justamente em locais onde milhares de pessoas transitam diariamente: as estações de metrô.

Outra dica com relação ao metrô é comprar tickets em quantidade. Uma token sai por 50 rublos, enquanto que paguei 650 rublos por um cartão com 20 tickets (avulso sairia por 1000 rublos). E para encontrar as rotas de metrô rapidamente, vale a pena usar o app Yandex.metro (também pode ser utilizado em São Petersburgo, Kiev, Kharkiv e Minsk).

Estação de metrô em Moscou

Andar em torno da Praça Vermelha

É o lugar mais turístico e clichê de Moscou, sem dúvida. Porém, nada que desmereça a beleza arquitetônica da catedral de São Basílio, do Kremlim e do Praça Vermelha em si. Por que o nome Praça Vermelha? Nada a ver com o regime comunista! No russo antigo, a palavra “krasnaya” (Красная) significa belo, bonito. Em russo, Praça Vermelha se diz “Krasnaya Ploschad” (Красная Площадь). Em volta da Praça Vermelha, também estão a Catedral Kazan, o mausoléu do Lênin, o Kremlim e o Museu Histórico.

Catedral São Basílio. Moscou, Rússia
A vista da Catedral São Basílio é bela dia e noite. Moscou, Rússia
Em volta da Praça Vermelha, Moscou, Rússia
Catedral Kazan, Moscou, Rússia

Comer numa stolovaya

Stolovaya (pronuncia-se “stalovaya”, Столовая em cirílico) é um típico restaurante dos tempos soviéticos onde os pratos servidos são expostos nos refrigeradores, no estilo comida padronizada.

Uma stolovaya bem conhecida é a Stolovaya Nº57 (Столовая Nº57), localizada no shopping center GUM (Гум) e muito frequentada por turistas. De qualquer forma, em Moscou há centenas de stolovayas com preços e qualidade variados.

Stolovaya Nº57, no Shopping GUM, Moscou

Participar do Moscou Free Tour

Acontece diariamente às 10:45 h com 2h30min de duração. O ponto de encontro é o monumento Mefodiy e Kirill, próximo à estação Kitay-Gorod (Китаи-Город em cirílico), linha roxa.

O tour passa por antigos edifícios até a Praça Vermelha. Vale checar também os tours pagos: Metro Tour, Kremlin Tour, Mystical Tour. Detalhes podem ser encontrados no site moscowfreetour.com.

Ir aos parques

Se você gosta de passar o tempo em parques, não deixe de visitar o Parque Gorky (próximo às estações de metrô Park Kultury/Парк Культуры e Shabolovskaya/Шаболовская) e o All Russia Exhibition Center (próximo às estações de metrô VDNKh/ВДНХ e Botanicheskiy Sad/Ботанический Сад). No All Russia Exhibition Center, há um museu histórico e o Museu Espacial com artefatos criados na antiga URSS.

Parque Gorky, Moscou
Entrada do All Russia Exhibition Center, Moscou
Uma das fontes que ornamentam o All Russia Exhibition Center, Moscou

Moscou de bicicleta

Ao longo do Rio Moscou, vale apreciar a vista com os modernos arranha-céus e imponentes prédios construídos durante o regime Soviético. É possível alugar bicicletas por 100 rublos a hora.

Bicicletas disponíveis para alugar no centro de Moscou

Espero ter dado uma ideia do que é Moscou, apenas uma ideia. Coisas para fazer em Moscou é o que não falta! Sou suspeito para falar dessa cidade, pois simplesmente a adoro!

--

--

André Fernandes
Explorando!

My purpose: help others to discover different places, cultures and perspectives! Born in Brazil to be a global citizen!