Inauguração do novo estúdio do Jornal Nacional em 19 de junho de 2017

Entenda o que está por trás das mudanças no Jornal Nacional

Luiza Rezende
Mudanças no Jornal Nacional
2 min readOct 1, 2017

--

As mídias sociais estão provocando mudanças no jornalismo. No intuito de melhor ilustrar esse fenômeno, destacamos as influências das novas mídias no telejornal de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional.

Os avanços tecnológicos sempre impactaram a sociedade como um todo. O surgimento da prensa, do rádio, da televisão e da internet são exemplos que transformaram a sociedade e o jornalismo ao longo do tempo. Atualmente, percebemos novas mudanças na produção jornalística, mas até que ponto elas são influenciadas pelas mídias sociais?

O conceito definido pelo professor Americano do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Henry Jenkins, também autor do best seller digital ‘Cultura da Convergência’, costuma ser valorizado por estudantes e profissionais de comunicação, principalmente que se interessam pelo digital:

Convergência refere-se “ao fluxo de conteúdo através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”.

A partir dessa definição, é possível identificar uma tendência que se aplica às atuais mudanças na produção jornalística. As mídias sociais implicam uma circulação rápida de informações, a possibilidade de qualquer pessoa ser um produtor de conteúdo e, consequentemente, um distribuidor de informação, e a facilidade de encontrar qualquer conteúdo.

É devido a esse fenômeno que o Jornal Nacional sofreu uma grande mudança recentemente, provocando surpresa aos telespectadores diante do antagonismo entre tradicionalismo e descontração.

As múltiplas possibilidades geradas pelas mídias sociais tornaram necessária uma adaptação às reações dos telespectadores, diante de uma queda na audiência. Paralelamente, o sucesso do apresentador do telejornal, William Bonner, em suas redes sociais, sendo aproveitado pela empresa para buscar uma nova forma de atingir seu público através de uma prática transmídia — do Facebook à televisão.

Confira o vídeo descontraído dos apresentadores do JN em: https://goo.gl/MywE3j

O novo formato do telejornal, adequando-se às novidades e exigências das mídias sociais, também traz um ponto importante a ser pensado: o infotenimento, termo que junta informação e entretenimento para explicar esse novo tipo de produção de informação. Por isso, entender o infotenimento como uma possibilidade de atrair e prender telespectadores é muito importante atualmente.

--

--