O que o Brasil pode aprender com o Flamengo?

Otávio Gabriel
Expresso Libertário
4 min readNov 25, 2019

O time campeão da Libertadores e do Brasileirão desse ano tem muito a nos ensinar… Saiba o porquê!

Como um time, até anos atrás tido como um dos mais endividados da América Latina, hoje se sagra com o maior plantel do continente? Como um time que se conteve por vários anos nas contratações conseguiu resultados tão impressionantes na atualidade? E o que podemos aprender com isso?

Ronaldinho Gaúcho após uma derrota em 2011

Entendendo a história

Para começar a entender, temos que voltar alguns anos até 2012 e vislumbrar a situação do time na época. Naquele ano o time teve que se desfazer do atacante Vágner Love, pois não tinha dinheiro suficiente para mantê-lo em seu elenco.

Trecho da notícia mencionada

Neste mesmo, ano a Dívida do Flamengo estava em patamares assustadores, girando em torno de R$ 741 milhões e tendo mais que dobrado em relação ao ano anterior. O Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação.

Dívida dos clubes brasileiros em 2012

Depois deste ano caótico, o time começou a maneirar nas contratações e investir na base, fato que viria após apurarem a necessidade de anos de gestão focadas em equilíbrio fiscal.

Em 2013, sua dívida começou a cair (fato que seria normal nos próximos anos de gestão) e o time ganhou a Copa do Brasil com muita entrega e raça, mas sem muito brilhantismo.

Dados presentes no Blog do Mauro César

Com exceção de 2013, que conquistou um título de certa forma atípico e suado da Copa do Brasil (inclusive eliminando o Cruzeiro no Maracanã, time mais temido naquela época), o Flamengo passou os outros anos sem protagonismo, até que em 2017 começou a se mostrar um time competitivo novamente. A base, que teve investimento, viu seu retorno com Paquetá e Vinícius Júnior e o time estava novamente em uma final de Copa do Brasil. Neste ano porém, a sorte estava com o rival Cruzeiro e o título não veio.

Fábio defendendo a penalidade de Diego e sacramentando a vitória do Cruzeiro

Agora em 2019 o time colhe os frutos dos investimentos: lucrou muito após as vendas de Paquetá e V. Júnior; sua dívida está em menos da metade de 2012, corrigida pela inflação; seu elenco é tido como o mais forte e valioso do Brasil; acaba de conquistar a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.

Dívida atual dos clubes brasileiros

E o que podemos aprender com isso tudo?

Políticas de controles de gastos podem ser amargas no curto prazo, mas, no longo prazo, trazem resultados incríveis!

O Brasil passa por uma situação muito semelhante com a do Flamengo em 2012. É um país extremamente endividado e não tem grandes capacidades de fazer investimentos. Caso continuemos gastando demais, nossa dívida só aumentará e uma hora nem crédito conseguiremos mais, pois seremos incapazes de pagar.

Para resolver este problema, estão sendo feitas diversas reformas, como a recém aprovada reforma da previdência, que deve diminuir os gastos do estado brasileiro. Além de outras que não afetam as despesas diretamente, mas têm potencial de aumentar a arrecadação, já que podem gerar mais empregos, como a Lei de Liberdade Econômica.

O remédio é amargo, sim, mas sem ele o resultado será catastrófico. Com ele, passaremos por uma fase apertada, como aconteceu com o Flamengo, mas após conseguirmos uma trajetória de diminuição da nossa dívida e aumento das receitas, estaremos construindo um futuro promissor, onde poderemos vencer vários campeonatos na vida real! E é disso que precisamos, um país que gasta responsavelmente e investe com sabedoria!

Ministro Paulo Guedes

Referências:

https://infograficos.gazetadopovo.com.br/esportes/ranking-dividas-clubes-brasileiros-2019/

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/05/balanco-2015-cai-divida-dos-cariocas-e-cruzeiro-e-quem-mais-lucra-compare.html

https://exame.abril.com.br/negocios/os-20-clubes-brasileiros-mais-endividados-de-2014/

http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/06/24/o-endividamento-dos-principais-clubes-brasileiros/

https://www.terra.com.br/esportes/futebol/estaduais/campeonato-brasiliense/dividas-dos-maiores-clubes-brasileiros-aumentaram-17-em-2012,4217bfc217eee310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

--

--

Otávio Gabriel
Expresso Libertário

Graduando em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Itajubá, entusiasta nas áreas econômicas e filosóficas e membro fundador da Expresso Libertário.