Com que lente você vê o mundo?

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
3 min readAug 19, 2018

Visão de mundo, acho esta uma das expressões mais interessantes mas também exclusiva. Nós não somos meros expectadores do mundo, muito pelo contrário, nós sentimos o mundo, experienciamos -o e depois de todo um processo criamos a nossa “visão de mundo”. Vale ressaltar que a nossa visão vem acompanhada de uma lente construída dentro das bolhas em que habitamos.

A BOLHA: Quase toda vez que o termo bolha é dito em alguma conversa é no sentido pejorativo.

“Você precisa sair da sua bolha”, “Veja fora da sua bolha”, “A sua bolha é sem noção nenhuma”. Bolha nada mais é do que a redoma subjetiva que acabamos por construir. Dentro dela normalmente existem as pessoas,ideias e coisas com as quais temos afinidades. Existem as bolhas que são individuais, grupais, as bolhas opostas, as bolhas amigas com suas intersecções. Normalmente quando uma das frases que citei acima é dita, é para que alguma ideia diferente da que existe dentro da sua bolha seja entendida por você.

As bolhas não são em sua essência algo ruim, na verdade elas estão ai para nos fazer sentir parte e nos proteger das realidades opostas as nossas, entretanto algumas pessoas estão tão imersas em suas bolhas que para elas aquela é a única realidade que importa e que deveria existir, e é ai que o perigo mora, a ignorância, o pensamento único e o achismo de supremacia em relação a outras bolhas são os motivos que fazem discursos de ódio aparecerem e serem tão exaltados.

E esses discursos e bolhas, fazem com que entrem em debate a visão de mundo e a lente com que você enxerga. Quando a sua visão de mundo te faz menosprezar e excluir qualquer opinião diferente da sua, e faz com que você acredite que os seus direitos são os únicos que deveriam importar, então a sua bolha te arruinou e você se transformou num ser humano horrível,essa é a verdade.

Visões de mundo opostas sempre existiram e bolhas estão ai desde que o mundo é mundo, entretanto estamos em 2018 e o mundo é diferente a cada dia e nós absorvemos novidades a cada dia. Não dá pra estagnar em um pensamento e achar que ele é a verdade absoluta, ser flexível e aberto são características essenciais para que o mundo progrida e seja melhor.

Se desconstruir tentar conhecer e entender outras bolhas, ver o mundo com outras lentes são ações primordiais para que você veja com a sua lente sem preconceitos, ou que você ao menos tente ter o mínimo de preconceito do mundo.

Seria hipocrisia minha dizer que eu não julgo outras bolhas, eu sou uma brasileira no Canadá e tem horas que tenho vontade de bater minha cabeça no concreto quando vejo algum comportamento totalmente diferente ao meu, mas eu preciso entender que são realidades totalmente opostas, que eu não preciso reproduzir mas que tentar entender pode me causar menos estresse, e por entender eu não digo justificar, porque tem coisas no mundo que são injustificáveis.

Com que lente você vê o mundo

Se você está aberto a entender outras visões, que maravilha, se você está começando a tentar se abrir continue assim, se você ainda não se abriu por que não tenta? E se você acha que algumas pessoas são mitos e vai votar nelas, por favor tente me explicar o porque e tente entender o porque eu acho estupidez.

Ano de 2018: eleição no Brasil. Diversas visões opostas, discursos distintos, competição pra ver quem está mais certo (ou menos errado).Gente cheia de privilégios achando que quem quer conquistar mais direitos está de sacanagem e querendo muita coisa,e que quando você não apoia opiniões excludentes, preconceituosas e maldosas você está de mimimi e não entende o significa de humor e que mundo tá muito chato.

Por isso é preciso saber que outras bolhas existem e entender que todos tem direito a fala, isso se torna primordial para você não se transformar num chato de facebook que acha que só o que você acredita é que valido como ideia.

Tente entender a quais bolhas você faz parte, sinta o mundo e procure perceber as realidades que você não conhece, vivencie e então pare e pense se a sua lente é ampla ou se é uma lente de cabresto.

--

--