Mia Colucci

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
3 min readOct 27, 2017

O texto de hoje é bem curto, mas serve como um pequeno apelo as pessoas que banalizam a depressão. Não façam isso.

Se você não conhece a Mia Colucci vou te explicar bem rapidão, ela era uma personagem da novela mexicana, Rebelde, Mia era a garota mais rica da escola, mas não estava feliz e vivia chorando e se lamuriando. O problema de Mia é que ela era egoísta ao ponto de não enxergar que os outros também tinham problemas, e que muitas vezes eram mais intensos que os dela.

Não sejam Mia Colucci!

Já começo falando que: Mia não tinha depressão, ou qualquer coisa do gênero. Ela tinha problemas como qualquer outra pessoa, só que sofria e esperava que os outros sofressem junto com ela, não tô dizendo que quem não tem depressão tá proibido de sofrer, muito belo contrário todo mundo deve falar da sua dor e cada um sabe da sua. A questão aqui é a banalização de uma coisa que afeta muita gente.

Sálvame- RBD

Mia depressiva-

Já ouvi gente falando que estava super depressiva e no dia seguinte quando eu perguntava toda preocupada, para a pessoa era como se o dia anterior não tivesse existido. Caros amigos, isso dá um ranço em quem tem depressão que vocês não tem ideia, porque pra gente super depressivo é não conseguir levantar da cama e passar dias assim.

Mia que quer atenção-

Todo mundo conhece alguém que faz um monte de besteira e depois se arrepende culpabilizando alguma doença mental, que ela leu na internet e se diagnosticou, assim todos os leigos ficam com dó e relevam o fato.

Mia sumida-

Aquela pessoa que quando precisa de ajuda te procura, mas quando você precisa ela fala que não pode, porque os problemas dela são maiores, a pessoa some e alguns dias depois retorna falando que está preocupada e sente muito por não poder te ajudar da maneira que deveria, mas que agora está aqui. Só que você já sabe que em dois segundos ela vai despejar as lamúrias e como ela tem “depressão” você não pode negar ajuda.

Todo mundo em algum momento já foi um pouco Mia Colucci, mas quando esse se torna o padrão é horrível e bem difícil de reverter . E é por causa de Mias e Mios que muita gente acha que quem tem depressão é porque não tem nada pra fazer da vida, e começa a achar que a doença é frescura e banalidade.

Não, nem eu nem mais ninguém que seja diagnosticado com depressão somos mais especiais do que qualquer outra pessoa no mundo, mas eu acho importante que haja um respeito a algo que é tão sério quanto.

Depressão não gera egoísmo,é obvio que a minha saúde mental virá em primeiro lugar em inúmeras situações pois só eu sei como me sinto, mas isso jamais me fará negar ajuda ou uma palavra a quem quer que seja, mesmo que o problema do outro na minha visão seja minúsculo.

Então se você leu isso e se identificou com Mia Colucci, por favor reveja tudo que está fazendo, porque é terrível se relacionar com alguém assim. “Eu” é tão importante quanto “Nós”.

--

--