Minhas fotos em preto e branco

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
3 min readOct 10, 2017

Acabei de me mudar para o Canadá, mas isso é assunto pra outro texto. A questão aqui é, criei um Instagram (@olhosdetempestade) para registrar a cidade e outras coisas, a proposta do perfil sempre foi de tirar fotos em preto e branco, porque para mim elas são as mais bonitas e as que mais me identifico. Eis que surgem comentários do tipo “fotos coloridas são mais alegres” e isso me fez pensar numa série de coisas.

imagem retirada do Pinterest (https://br.pinterest.com/pin/91620173653012300/)

O incomodo que as pessoas têm com tudo que não é alegre, é sentido por qualquer um que tenha depressão, você se torna aquilo que as pessoas não falam e tem medo, você é a foto em preto e branco que pedem para mudar. Como se houvesse um erro grotesco em não ser tão alegre quanto as pessoas querem que você seja, não tô falando que ser depressivo é uma delicia e que as pessoas deveriam permanecer nesse estado, o que tô querendo dizer é que não importa o que os outros pensam você não é um incomodo, e ser quem você é não é um defeito que deveria ser imediatamente transformado.

A mudança vai vir com o tempo, e nem sempre você vai ser “foto colorida” não se force a ser só porque os outros pedem para, seja o que você está sentindo, entenda que não somos só uma coisa. Assim como fiz com as fotos, elas ainda continuam em preto e branco, mas faço uma cópia colorida só porque quis mostrar como são as cores daqui, não porque são mais alegres ou mais bonitas na visão das outras pessoas, e sim porque senti que não iria ser prejudicial ao meu projeto.

Se você está em tratamento, ou se ainda não começou mas sabe que precisa, não se sinta como incomodo ou algo feio, o problema da não aceitação da depressão na sociedade está num simples fato: As pessoas têm medo de sentir e admitir que nem tudo são flores, então como aceitar que alguém tenha tido a coragem de levantar a mão e dizer “Não tô legal, não tô conseguindo ser feliz”.

Não estou romantizando a depressão, não é fácil e simples e também não é bonita, mas a gente não precisa que nos lembrem disso 24/7, já tá lá na nossa cabeça o tempo todo. Um pouco de sensibilidade externa ajudaria bastante, não é mesmo. Só se lembre que você não é incomodo e não merece que ninguém te julgue pelo seu estado.

As fotos em preto e branco continuam, e sempre farão parte de quem eu sou, não existe vergonha nenhuma nisso. Sinto vergonha de quem não tem empatia pelo outro e faz da depressão, uma daquelas frases de como tudo é mimimi hoje em dia ( rolling my eyes), bem meu querido não é mimimi e eu não vou sentir vergonha disso, mas continuarei lutando cada dia para que a minha dor melhore.

--

--

ExtranhaMente
ExtranhaMente

Published in ExtranhaMente

Pra trazer conforto pra quem acha que sua mente é estranha,ou que não funciona da forma como “deveria”. A gente passa muito tempo com medo de sermos quem somos.