Minhas pernas curtas

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
3 min readFeb 6, 2018

Ano passado eu aprendi a lidar com a frustração, porque ao se ter depressão esse é um dos sentimentos mais recorrentes. E é horrível.

Eu me lembro de me pré dispor a fazer coisas pequenas como passar o dia sem voltar pra cama e ficar deitada e não conseguir, e então eu me sentia frustrada por ter falhado em uma coisa tão simples, sem contar a frustração constante de estar como eu estava, de não conseguir manter uma conversa.

Se frustrar é uma parte natural da vida, você cria expectativas e algumas vezes elas não se concretizam, a grande sacada é entender que você tá frustrado e tentar não transformar aquela frustração no seu estado de espírito, é difícil porque na maior parte das vezes é cômodo só ficar frustrado e também é parcialmente mais fácil criar expectativas tão altas que você no fundo sabe que não irão ser concretizadas.

Um exemplo bem tosco de uma frustração minha é o tamanho das minhas pernas, eu tenho pernas curtas assim como a mentira (Bá-dum-tss) e eu adoraria ter as pernas mais longas,só que eu não tenho e poderia ficar me lamentando disso o tempo todo ou fazer uma cirurgia russa bizarra pra aumentar as pernas, só que o que eu faço na verdade é dar risada das minhas perninhas curtas e entender que eu ainda consigo chutar muitas bundas com elas .Sim, eu sei que esse exemplo é bem bobinho mas ele é só o trampolim pra eu falar sobre frustrações maiores.

Minhas pernas curtas

Eu tenho depressão e tem dias que eu não acordo legal, e mesmo assim quero fazer algumas coisas só que a minha mente não tá pra isso, ela não acordou boa. No início eu me frustrava diariamente, me sentindo pior do que eu já tava e isso só agravava a situação, até a hora que eu percebi que tem coisas que não dá pra controlar e se você ficar naquela energia isso só vai piorar. Nada disso tem a ver com desistir, tem a ver com fazer o possível e entender que nem sempre as coisas saem como esperamos.

Vamos ser sinceros, nós nos frustramos bem mais com expectativas externas do que internas, porque projetar no outro é dividir a responsabilidade das ações. Como fazer então para parar de se frustrar tanto com o mundo ?

Bem simples, é preciso entender que a gente não controla os outros, mas que não adianta só esperar e não fazer a nossa metade, pensar que nós temos limites e por mais que seja ótimo superarmos as nossas dificuldades, existem coisas que não tem muita mudança, por exemplo, minhas perninhas curtas. Você não controla o que os outros fazem, mas controla o seu nível de frustração em relação a isso, e também pode tentar se conhecer mais para se frustrar menos consigo mesmo.

Ao invés de nos frustrarmos poderíamos começar a enxergar as coisas como trampolins para algo melhor, ou também entendermos que algumas coisas não se mudam.

A questão aqui é, ser alguém frustrado não é uma condição boa.

1. Não adianta nada se frustrar e estagnar nisso.

2. Energia frustrada não produz nada.

3. Ninguém curte o amiguinho que tá sempre frustrado e reclamando disso.

Então se frustre e depois supere, siga em frente e seja feliz, não permita que questões externas te afetem ao ponto de você estagnar, fale sobre as suas frustrações mas não se torne a frustração.

--

--