Quer melhorar a comunicação da sua marca? Mire na Netflix.

Eyxo Estratégias de Inovação
Eyxo
Published in
3 min readMar 2, 2018

Que a Netflix ganhou reconhecimento pela transformação causada na indústria do entretenimento, ninguém nega. Mas você já parou para pensar sobre o ponto de virada da empresa, que já superou outras consolidadas, como a HBO, em número de assinaturas? Para ter um público tão grande e fiel à marca, o trabalho de comunicação estratégica no ambiente digital foi e continua sendo fundamental.

A Netflix é uma das empresas com maior número de cases de comunicação digital. São respostas originais, vídeos com famosos, criação de aplicativos e posicionamentos ousados que acabam criando uma legião de fãs. Isso sem contar com os infinitos exemplos de “virais”. No meio de todas as boas ações, há duas palavras que resumem toda a estratégia: alinhamento e autonomia.

Mesmo esperando originalidade da Netflix nas mídias sociais, você sempre acaba sendo surpreendido. O alinhamento, que é resultado de um bom planejamento, faz com que a marca possa brincar com ela mesma e com os outros, e isso é garantia de sucesso no ambiente digital. Dois exemplos demonstram isso:

Definição da persona:

O Netflix ou A Netflix? A Netflix.

Posicionamento:

As marcas não podem mais ficar em cima do muro. Elas têm personalidade e se posicionam sempre que acharem importante.

Em relação à autonomia, parece tudo muito óbvio, mas basta ver a relação com os clientes em inúmeras etapas de aprovações para entender que equipes de SAC dificilmente têm liberdade para ousar. O resultado dessa liberdade é um maior aproveitamento das oportunidades que surgem quando menos se espera:

Não perca o timming:

Já pensou se a Netflix tivesse que aprovar este post que foi publicado pouco mais de uma hora depois do vazamento de trechos das delações premiadas dos sócios da JBS?

Não perca oportunidades:

Sem muito planos, sem muita produção, a Netflix aproveitou um comentário do apresentador e empresários Silvio Santos para presenteá-lo com uma assinatura vitalícia:

Para ter tantos cases legais como o do Netflix, comece pelo que está por trás de cada produção: alinhamento e autonomia. Planeje, crie a sua persona, tenha em mente o seu posicionamento. Depois, deixe a sua equipe trabalhar e dê liberdade para que possa ousar. Não espere ser surpreendido quando só se permite o óbvio. Seja a Netflix do seu segmento.

Curtiu? Conhece alguém que se interessaria por isso? Que tal compartilhar com ela? ;)

--

--

Eyxo Estratégias de Inovação
Eyxo
Editor for

Contamos histórias em diferentes formatos digitais de maneira ágil e original — www.eyxo.com.br