O CENTRO ESTÁ ABERTO

O FÓRUM é um espaço de pesquisa e indagação coletiva sobre tudo o que diz respeito ao ser humano. As possibilidades de experimentá-lo no Brasil estão começando a aparecer.

Fê Chammas
Fórum Brasil: Círculos de Confiança
4 min readMar 14, 2019

--

"Olá, boa noite. Sejam muito bem-vindas.
É um prazer estar reunido com todas vocês nesse círculo de FÓRUM.

Este é um espaço de pesquisa e indagação coletiva sobre tudo o que diz respeito ao ser humano.

Antes de começarmos, quero falar um pouco sobre nossa estrutura.

O CÍRCULO

O círculo é constituído por todas nós reunidas aqui esta noite.

Como grupo, as pessoas no círculo serão testemunhas do compartilhar de histórias pessoais e desafios que outras pessoas estão enfrentando em suas vidas. A energia do grupo pode facilitar ou dificultar que as pessoas se sintam confortáveis de trazer temas próprios que lhes são difíceis de encarar.

Por isso, convido a todas a buscar escutar com curiosidade, valorizando e acolhendo a vulnerabilidade das pessoas aqui presentes, e receber a verdade sobre o outro com o máximo de equanimidade possível, conscientes de que só podemos ver uma parte da totalidade que as pessoas são e de que, na essência do que é ser humano, todas passamos por desafios muito semelhantes na vida.

Além disso, pede-se que qualquer tema trazido no FÓRUM não seja discutido nas 24 horas seguintes ao compartilhamento, para que a pessoa que compartilhou possa absorver a experiência e para que os que escutaram possam deixar as novas informações assentarem.

O CENTRO E O PROTAGONISTA

O protagonista pode ser qualquer pessoa presente que tope se aventurar no centro, trazendo transparência a algo que está vivo em si.

Hoje vamos trabalhar com temas livres. Amor, dinheiro, poder, sexualidade, educação, trabalho, família. Qualquer coisa que esteja pulsando aí dentro pode ser trazida e compartilhada com o grupo, sempre de um lugar de autorresponsabilidade — se responsabilizando pelas coisas que sente, falando em primeira pessoa, buscando entender qual seu papel na história que está sendo vivida.

O convite é que o protagonista torne pública sua questão para se aprofundar nela, explorando seus sentimentos, incorporando o que está vivendo, pesquisando outras perspectivas e, também, encontrando algumas respostas e novas perguntas para seu tema.

Esse aprofundar acontece com o auxílio da facilitação.

FACILITAÇÃO

Somos duas pessoas no papel da facilitação. Eu, como facilitador, e a pessoa ao meu lado, como co-facilidadora. Nosso papel é o de acompanhar o protagonista em sua busca e tornar seu processo de pesquisa mais fluido.

Para isso, podemos trazer novos questionamentos, que o protagonista ainda não se tenha feito; fazer convites de experimentação corporal, como uma possível encenação de sua situação a partir de um outro ponto de vista; acolher uma realidade dolorida que seja trazida; provocar o protagonista a elaborar afirmações de sua vontade; e até estimular que ele expresse sua emoção — qualquer que seja — com mais intensidade do que se está acostumado, para ver quais sensações emergem.

Mas não trazemos respostas.

Estamos aqui somente para cuidar do processo, buscando dar apenas um passo adiante, por menor que seja, em relação ao que conhecemos sobre nós mesmos e sobre o mundo.

ESPELHOS

Depois de compartilhar, as facilitadoras podem oferecer espelhos ao protagonista ou não. E, se for oferecido, o protagonista pode escolher se quer receber espelhos.

Os espelhos dão ao protagonista e ao grupo a oportunidade de escutar sobre como a história compartilhada chegou nas pessoas. Que sentimentos, perguntas e pontos de vista emergiram, o que gerou conexão com as pessoas e o que as distanciou.

Costumamos dizer que os espelhos são presentes que as pessoas oferecem ao protagonista, como forma de colaborar com seu processo na busca por paz, amor, acolhimento, conexão, aceitação da realidade e felicidade.

O QUE ESTÁ VIVO AGORA?

Com isto em mente, agora convido a todas a sentar-se em uma posição ativa e confortável e a fechar os olhos por um momento.
Vamos fazer 3 respirações profundas juntas, enquanto nos conectamos com as sensações que estão vivas no nosso corpo.

Inspira. Exala.
Inspira. Exala.
Inspira. Exala.

Busca, aí dentro de você, se tem alguma questão sua que você gostaria de explorar mais a fundo. Veja se tem algum assunto que você gostaria de tornar transparente para o grupo, alguma coisa na qual você precisa de ajuda para compreender melhor. Ou se há algo acontecendo que você gostaria de celebrar.

Se, ao pensar em possíveis assuntos, teu coração bateu mais forte, temos um bom sinal que esse é um tema para FÓRUM.

O centro está aberto."

***
O FÓRUM é uma metodologia para construção de confiança e em grupos e comunidades desenvolvida na ecovila ZEGG, na Alemanha, há mais de 30 anos.

A formação de facilitação FÓRUM Brasil | Círculos de Confiança está em sua segunda edição nesse ano de 2019 e estão aparecendo iniciativas práticas para que mais gente possa conhecer e desfrutar das possibilidades que essa prática permite.

Se você está em São Paulo e tem interesse de conhecer, há dois círculos de gênero sendo iniciados agora em março de 2019:

TODAS | Círculo de Confiança Entre Mulheres (todas as info aqui)
TODOS | Círculo de Confiança Entre Homens (
todas as info aqui)

--

--