UNODC

Crise no comitê UNODC evidencia incapacidade das nações em lidar com divergências

Mesmo dispostas a lidar com a crise, as nações presentes demonstraram dificuldades quando o assunto é tempo e compromisso, desconsiderando a cooperação internacional.

LabJor
Fórum FAAP

--

De Amanda Ribeiro da Costa Lima e Maria Luísa Saigh

A quarta reunião do comitê UNODC (31) iniciou-se com a informação de que suprimentos militares brasileiros foram encontrados em depósitos russos capturados pelo exército ucraniano, apesar do Brasil se declarar neutro diante do conflito.

Delegação brasileira no debate. Foto: Fernanda Von

Documentos mostram que a Rússia exigiu esses envios para dar continuidade ao fornecimento de fertilizantes ao Brasil. Em repúdio à medida brasileira, os EUA ameaçaram cortar importações, o que afeta BRICS, enquanto China, Índia e África do Sul defenderam a liberdade comercial.

Durante o debate as opiniões se divergiram ao extremo. Devido a recursos essenciais para a população brasileira serem fornecidos pela federação russa, algumas nações classificaram o Brasil como vítima de uma ameaça da Rússia, enquanto outras entenderam o acontecimento como um acordo bilateral, com intenção unicamente comercial e não de financiar a guerra. O Estados Unidos afirmou abertamente que a exportação de recursos militares realizada pelo Brasil concretizava a intenção brasileira de acabar com o BRICS, afetando todos os países emergentes da organização. Em seguida, a delegação brasileira se posicionou ao afirmar a ideia de que a exportação foi um acordo bilateral, sem ameaças ou fins bélicos.

O comitê demonstrou desorganização ao lidar com a crise, os minutos se passavam e nenhuma solução eficiente aparecia. A divisão entre os membros do comitê continuava evidente. Com o tempo se esgotando e a necessidade de uma resolução urgente, os delegados se forçaram a redigir um documento de resolução da crise nos últimos minutos, em que a maioria das nações deveria estar de acordo. Por fim, a crise foi solucionada de maneira que a fiscalização das exportações e importações entre a Rússia e o Brasil fossem intensificadas.

--

--

LabJor
Fórum FAAP

Um laboratório de informação: Descobrimos e contamos histórias que dão sentido ao presente.