FACULDADE EM T.I. VALE A PENA?

4 motivos para iniciar uma graduação em tecnologia.

Fabiano Amaral
Fabiano Amaral
Published in
3 min readJul 16, 2020

--

Bom, esse é um assunto que em alguns cantos da internet, é bem debatido e polêmico. E eu vou ser bem direto ao ponto: Diploma não é diferencial e nem garantia de emprego. A área da T.I. não é como a medicina e a engenharia, que tem conselhos regionais/federais que fiscalizam a atuação profissional. Talvez alguém pode falar que em breve pode ser regularizada, limitando a atuação dos ‘altos-de-data’. Mas na T.I., ao que parece, está longe de ocorrer isso.

O que me levou a dedicar 2 anos da minha vida numa graduação em tecnologia?

Primeiro motivo: Se você quer empreender qualquer coisa na sua vida, a primeira coisa necessária, caso não tenha domínio na área, é buscar conhecimento. Conhecimento é a base de tudo o que você irá realizar! Simples assim.

Segundo motivo: Tem uma coisa no meio acadêmico que é pesquisar, sair da zona de conforto e buscar conhecimento. A faculdade vai te dar a base e você precisa sair da zona de conforto para a busca do aperfeiçoamento. Nos ambientes de atualização e capacitação (bootcamps, workshops, etc.), eu fico observando muitas pessoas que, nitidamente, tem uma falta de entendimento sobre como as coisas funcionam e mais dificuldade ainda em conseguir buscar sozinhas a solução.

Porém, se for para buscar apenas um diploma, realmente, o melhor é nem fazer. Tudo o que é feito na vida, se não tiver uma maturidade suficiente para absorver os aprendizados do que está vivendo, é o mesmo de não viver aquele momento.

Terceiro motivo: Didática. Para me capacitar, eu percebia que as pessoas não estavam muito preocupadas com a escada de aprendizagem. Tem empresas e profissionais sérios e tem a maioria, que passa longe de uma qualidade no seu ensino. Na faculdade, há uma didática onde você vai passar por todos os degraus de cada tecnologia abordada no curso. Vai ver conceitualmente toda a base.

Quarto motivo: Faz parte do meu valor pessoal, valorizar a fonte acadêmica do conhecimento. Eu dou valor em aprender a fazer algo e saber o porque eu estou fazendo aquilo, não simplesmente replicar.

Para finalizar, uma questão importantíssima: esses são os meus quatro motivos, que me fizeram tomar essa decisão. É lógico que, eles são certos para mim e não necessariamente precisam ser certos para você. Por isso eu coloco o quarto motivo sendo o mais importante, por trata do conhecimento dos meus valores, do que eu sou. Se você quer investir muito bem na sua formação profissional, antes de tudo, invista tempo a conhecer a si mesmo. Tenha conhecimento daquilo que te move!

--

--