COMO APRENDI PYTHON: DIGA NÃO AOS CONTEÚDOS

Como eu estou me capacitando no novo mundo

Fabiano Amaral
Fabiano Amaral
Published in
4 min readJul 9, 2020

--

O mundo exige do que o ser humano processe muitas informações ao mesmo tempo. Tem que saber lidar com muitas variáveis no campo profissional, familiar, pessoal, social e a exigência é que você saiba tudo. Para todo lugar que você vai há alguém querendo vender uma ideia, geralmente rotulada da seguinte forma: “oportunidade única para conquistar o sucesso” ou “aumente sua performance” ou “o segredo das pessoas bem sucedidas”, “invista em sua prosperidade”, “se você quer ser feliz e ter sucesso, eu tenho a solução”… Parece que todo mundo tem a chave do sucesso, menos você. E depois que você clica no primeiro link, os algoritmos da internet despejam conteúdos e mais conteúdos.

Qual é a sua perspectiva depois disso?

Você começa a enxergar que o mundo está te cobrando para movimentar-se na mesma velocidade de tudo, que você está ficando para trás, desatualizado. Você começa a ver que tem muita coisa que precisa aprender e, quando começa o caminho do aprendizado, descobre mais toneladas de outras coisas que precisa dominar. Com isso, também surgem mais pessoas querendo vender algo. Cada uma tentando te convencer que só elas são detentoras da chave do sucesso. O mundo vai te apertando, estreitando o seu espaço, cobrando decisões que determinaram como certos… Você perde a noção do que te move; se é a sua própria vontade ou se são os pensamentos que as pessoas tentam te vender.

Como se capacitar no mundo de hoje?

Diante todo o cenário que as pessoas estão sendo introduzidas, uma coisa é muito importante para conseguir o progresso naquilo que quer empreender: FOCO. Se você não tem um foco para onde ir, você vai acabar caindo nas garras de qualquer pensamento que estiver passando. E o atual mundo da internet costuma ser implacável.

Pense na internet como um Gênio mágico da lâmpada, que te concede desejos de fonte ilimitada. Se você pede um curso de programação para iniciantes ou pergunta como se aprende inglês, esse Gênio mágico vai te conceder o pedido. Acontece que esse Gênio é muito poderoso, então ele vai te dar tudo o que condiz ao seu pedido. Com tanto conteúdo, com tantas páginas e links aparecendo, como é possível ter foco?

Método para manter o foco.

Para manter o foco, é preciso de duas coisas:

  1. Um objetivo bem definido.
  2. Saber dizer NÃO.

Diria que o segundo é mais importante do que o primeiro, pois manter o foco é mais difícil do que cria-lo. Quantas pessoas eu já vi — até comigo mesmo — que começa algo e não dá continuidade. Você conhece alguém assim? Manter o foco é a habilidade de falar não para a maioria das coisas que estão surgindo. A maioria mesmo.

Vou dar o meu exemplo: quando eu decidi que ia investir na carreira em Data Science, trilhei um caminho do conhecimento. Com algumas pesquisas, entendi qual era o conhecimento básico que eu precisava e fui atrás de cursos, livros, eventos. E foi aí que o pesadelo começou.

Depois disso, todos os dias eu recebo uns 20 a 40 e-mails, de pessoas falando o que eu devo fazer. Cada uma falando para ir por um caminho diferente do outro, cada uma falando que preciso segui-las, pois é esse o caminho do sucesso para conquistar o emprego de forma mais rápida.

E depois de uma certa dificuldade, eu aprendi gerir esses conteúdos, e com uma única ferramenta: o NÃO.

Aceita que dói menos!

Não me recordo de onde surgiu essa expressão. Mas é super cabível ao assunto que estou trazendo. Crescer dói e leva tempo. Aceite isso, que vai doer menos.

Aceitar que a capacitação profissional é uma maratona e não uma corrida de 100 metros, vai te poupar muita energia que geralmente é gasta na tentativa frustrada de tentar dar conta de tudo.

Conhecimento = Teoria + (Prática x 8)

Depois que você gasta x tempo para aprende algo, você precisa de 8x tempo de prática para fixar, adquirir experiência e aperfeiçoar (proporção 1:8). O motivo que você deve aprender a falar NÃO, é para que você consiga tempo para assimilar as coisas. O diferencial no mercado, é compreender como as coisas funcionam, pois assim você consegue dominar várias ferramentas. Se você aprende apenas a replicar linhas de código, você vai ser dominado por aqueles que dominam as inúmeras ferramentas. Se você sabe apenas replicar, estará condicionado a depender dos outros, pois não vai saber o que fazer quando algo sair dos moldes do exemplo daquele curso, ou daquela live no youtube.

Para te ajudar com a prática

Segue o link de um repositório no Github, com 148 exercícios para você praticar. Se você é totalmente novato em Python e em programação, aconselho a ir fazendo os exercícios com paciência. Tenta resolver e pesquisar o problema daquele exercício e não tente buscar tudo de Python para depois resolver os exercícios.
Espero ter ajudado compartilhando a minha experiência. Desejo sucesso em seus estudos e sua carreira.

--

--