A EVOLUÇÃO MUDANDO A FORMA DE ESCREVER.

Fabiano Amaral
Fabiano Amaral
Published in
2 min readSep 3, 2018

--

A adaptação dos textos para as novas telas e públicos.

Uma das coisas que eu mais tenho vontade de empreender é escrever conteúdo. Por mais que estamos na era dos vídeos, e é indiscutível como são mais chamativos, eu vejo a palavra escrita como algo que ainda tem o seu charme e seu poder de levar a mente em lugares inexplorados.

Por que o texto perde de lavada para os vídeos?

Os vídeos são como a água, eles se adaptam totalmente ao recipiente mas não perdem sua propriedade. Não importa se você faz um vídeo com uma câmera profissional ou um iPhone velho, ele será igual no celular, no tablet e no PC.

Com o texto é diferente, pois quando é digitado numa tela grande de computador, ao ser lido no celular pode se tornar cansativo e facilmente abandonado. O leitor da internet procura mais simplicidade e um designer mais limpo. Muita informação visual na tela do smartphone não é legal.

Chegou o momento em que os escritores precisam adaptar -se ao leitor que está imerso no mundo digital por uma tela de pouco mais de 5 polegadas. O mundo acontece diante os olhos das pessoas de uma forma muito rápida, e a notícia está entrando em milhares de mentes no mesmo instante que é produzida. Hoje em dia é tanta informação que 24 horas se tornou pouco para assimilar tudo o que chega até nós.

Como escrever para o novo leitor?

Já observou como as pessoas navegam no feed de notícias do Instagram? Hoje em dia ninguém quer gastar muito tempo numa coisa só. Conteúdo que aprofunda muito no tema é cabível aos livros e artigos atualmente. Na internet tudo é rápido!

Essa é uma realidade que não adianta ir contra ela. Para produzir conteúdo atualmente, nas redes sociais e para um público mais amplo, tem que ser simples e direto. Se o leitor quiser aprofundar no assunto, há mecanismos mais apropriados, como o próprio Medium, para fornecer mais conteúdo.

Esse texto foi apenas um ensaio, um piloto, para um projeto que quero dar o ponta pé inicial. Todos que querem realizar algo, comecem realizando ensaios. Planeje e faça um ensaio. Revise, planeje novamente, e faça outro ensaio. Repita a última ação, e depois mais uma vez.

Tudo o que se tornou grande começou assim. Melhor do que ter apenas ideias que continuaram no papel; ou no arquivo, melhor!

Fabiano R. Amaral

--

--