Moradora de condomínio de luxo alagado em Ilhéus denuncia abandono após resgate: ‘pânico total’
Portal g1
Publicado originalmente no site do Portal g1.
A professora universitária Vivian Corneti, denunciou ter sido abandonada, no estádio de Itabuna, após o condomínio de luxo onde ela morava ficar alagado, em Ilhéus. A mulher foi resgatada com o filho de 1 ano e três idosos pela Polícia Rodoviária Federal através de um helicóptero.
“Chovia, eu com meu filho no colo, ele é pesado e foi pior que a experiência com a água, foi pânico total. Eu fiquei com muito medo”, disse Vivian Corneti.
Segundo Vivian Corneti, ela, o filho Matteo, de 1 ano, a mãe dela, que tem 70, e outros dois idosos foram deixados no local, quando chovia, por volta das 19h.
“Os policiais vieram, nos pegaram e nos deram duas opções de local para nos levar: uma seria o aeroporto de Ilhéus, onde eu não conheço ninguém, ou então para o estádio de Itabuna, foram essas as opções”, relatou.
“Quando a gente chegou no estádio, foi aí que o filme de terror começou, porque era um estádio enorme, abandonado, escuro. Já era noite, já era por volta das 19h quando a gente chegou lá, tudo escuro e a gente não tinha como sair”, contou a professora.
Fábio Corniani e da esposa dele, Vivian Corneti e o filho Matteo, de 1 ano, ficaram ilhados no condomínio. — Foto: Fábio Santos / TV Globo
De acordo com Vivian, o grupo ficou trancado por cerca de uma hora no estádio e foi libertado após amigos aparecerem e arrombarem as portas.
“As únicas vozes que eu escutava eram de pessoas em situação de rua, do lado de fora, usuários de droga. Eu via os isqueiros ligados do lado de fora e foi desesperador”, lembrou.
Antes de serem resgatados, a professora e os idosos chegaram a pedir socorro para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal.
“Foi horrível, queria apagar esse episódio da minha cabeça”, lamentou.
Condomínio alagado
Condomínio de luxo fica alagado e morador é resgatado com moto aquática na BA
Um condomínio de luxo ficou totalmente alagado no domingo (26) na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Moradores de localidades vizinhas usaram uma moto aquática para fazer o resgate. [Veja no vídeo acima]
- ‘Trinta e sete cidades com várias comunidades embaixo d’água’, diz governador Rui Costa sobre enchentes
- Dono de balsa se afoga em Rio de Contas, e mortes chegam a 18; barragem rompe em Jussiape
- Governo decreta situação de emergência para mais 47 cidades atingidas pelas enchentes
De acordo com o site do empreendimento, o condomínio tem uma área total de 378.000 m², com 510 lotes a partir de 405 m², além de uma área verde de 73.000 m².
Criança é resgatada após chuva em Ilhéus, na Bahia
Os moradores foram resgatados por helicópteros da Polícia Militar. Um vídeo mostra o momento em que uma família é retirada de uma das casas por policiais. [Veja no vídeo acima]
“Faz dois anos que eu moro aqui e foi muita surpresa. O rio é muito mais baixo, subiu absurdamente, subiu muito rápido, pegou todo mundo de surpresa”, disse Fábio Corniani, marido de Vivian Corneti.
Ilhéus é uma das cidades que estão na lista dos 72 municípios baianos em situação de emergência. O governador da Bahia, Rui Costa, informou que vai coordenar as ações de apoio às vítimas das chuvas no local.
Condomínio de luxo fica totalmente alagado em Ilhéus — Foto: Fábio Santos / TV Globo
Condomínio de luxo fica totalmente alagado em Ilhéus — Foto: Fábio Santos / TV Globo
Condomínio de luxo fica totalmente alagado em Ilhéus — Foto: Fábio Santos / TV Globo
O governador afirmou que “a prioridade neste momento é resgatar e acolher pessoas, retirá-las das áreas de risco, apoiar essas famílias garantindo a elas dignidade, mesmo que seja em um alojamento provisório. Mas o importante é preservar a vida das pessoas”.
Neste domingo, além de sobrevoar cidades atingidas pelas chuvas, Rui Costa manteve reuniões com representantes dos governos federal, estadual e municipal.
“Organizamos e planejamos as intervenções de hoje e dos próximos dias. Também sobrevoei a região, infelizmente a cena é muito triste, muitas casas tomadas pela água, centros de cidades, como Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Jequié, várias comunidades debaixo d’água. Mas nós vamos trabalhar duro para recuperar os prejuízos”.