O Fred vai te pegar!

Frederico Chaves Guedes, mas podem chamá-lo de Fred. Nascido na pequena cidade de Teófilo Otoni, em Mina Gerais, o pequeno mineiro nunca imaginou que, um dia, poderia se tornar um jogador profissional de futebol. Quem dirá, ídolo de um dos maiores clubes do Brasil, o Fluminense.

Fred apareceu pela primeira vez para o Brasil e, acreditem, para o mundo, quando em 2003, numa tarde, numa partida válida pela Copa São Paulo de Futebol Jr, a Copinha, marcou um dos gols mais rápidos da história. Aos 3,17 segundos de partida, Fred abriu o placar para o América-MG com um chute certeiro do meio de campo que encobriu o goleiro. A partir daí, sua carreira apenas subiu. Passou por Cruzeiro, Lyon(França), jogou uma Copa do Mundo, até chegar no clube que mudaria sua vida.

Em 2009, Fred foi contratado, pelo Fluminense, com status de craque. Logo no primeiro jogo, numa partida contra o Macaé, pelo Campeonato Carioca, dois gols. Um início melhor que o esperado. Ele ainda jogaria mais alguns jogos, até ter uma lesão que o afastou durante alguns meses dos gramados. O atacante, então, começou a ser constantemente criticado pela a torcida, que o acusava de estar simulando as dores que o jogador sentia. Na sua volta, provou para todos que merecia sim o respeito e levou o time a uma das maiores arrancadas da história dos Campeonatos Brasileiros, livrando o clube de um rebaixamento que era considerado praticamente decretado. Nesse mesmo ano, levou o Fluminense a final da Copa Sul-americana.

A partir daí, Fred começou um dos maiores relacionamentos entre Fluminense e jogador, da história do clube, que dura até hoje. Em 2010 Fred foi um dos principais jogadores no título do Campeonato Brasileiro. Em 2011 marcou seu maior número de gols, em uma temporada, pelo Fluminense. 34 gols. Em 2012, sem sombra de dúvidas, seu melhor ano pelo Fluminense. Além de conquistar o Campeonato Carioca, conquistou mais um Campeonato Brasileiro, terminando como artilheiro da competição e sendo considerado o melhor jogador do campeonato. Em 2013 teve um ano terrível. Mesmo sendo artilheiro e campeão da Copa das Confederações com Brasil, marcando dois gols na final, ele marcou apenas 8 gols pelo Fluminense na temporada e foi duramente criticado pela torcida. Em 2014 mais uma vez artilheiro do Campeonato Brasileiro. Em 2015, nenhum título ou prêmio individual mas, mais uma vez, Fred fez seus gols e ajudou o Flu a permanecer na séria A.

A pergunta que fica: Fred é ídolo apenas por causa dos seus 172 gols pelo Fluminense? Não! Ele é ídolo pela posição de capitão que sempre teve dentro do clube e, mesmo com tantas debandadas de jogadores durante anos, ele nunca largou o barco e nunca desanimou. Mesmo sete anos mais velho desde sua estreia, Fred não perde a qualidade e o faro de gol. Fiquem atentos, se não “o Fred vai te pegar!”.

Abaixo vão algumas informações sobre o jogador. Quantos gols marcados, partidas e algumas coisas que talvez você não saiba sobre o camisa 9.

Informações sobre o Fred, desde o dia de sua estreia.