Renan Areal
2 min readJun 7, 2016

Dengue x Rio

Por: Renan Areal

A Dengue, de longe, é uma das doenças que mais preocupa o Brasil. Todos os anos, vários casos são relatados por todo país. Ciente da situação alarmante e, tendo em vista que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, não causa apenas a Dengue, mas também a febre Chikungunya e o vírus da Zica, o governo promove diversas formas de divulgação de como manter as áreas “inapropriadas” para a procriação dos mosquitos.

A estado do Rio de Janeiro é um dos que mais sofrem com a Dengue. De acordo com os dados divulgados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, mais de 480 mil casos de Dengue foram confirmados nos últimos quatro anos, sendo 214.890 apenas em 2013.

Em 2013, quase 215 mil casos foram confirmados. Em contra partida, no ano seguinte, o número de casos foi o mais baixo

Como já era de se esperar, a cidade do Rio de Janeiro é a que conta com o maior número de casos. Dos mais de 483 mil casos em todo Estado, apontados nos últimos quatro anos, mais de 234 mil foram confirmados, apenas, na cidade maravilhosa. O Bairro de Bangu é o que mais relatou casos em todos anos apurados pela pesquisa. Cerca de 18 mil casos.

Mais de 18 mil casos foram confirmados, em Bangu, nos últimos quatro anos

No geral, a zona Oeste é a região mais afetada pela Dengue. Bangu, Realengo e Campo Grande estão entre as áreas com o maiores números de casos.

Zona Oeste: a parte mais escura do mapa