Snapchat: Reprodução

Snapchat, nova mania entre os jovens

A rede social que os jovens de 18 à 24 anos mais usam.

Snapchat é uma rede social para enviar mensagens, fotos e vídeos, mas com um diferencial, nada fica salvo, tudo se auto destrói. Enquanto facebook, twitter, etc, acumulam informações sobre o perfil do usuário, o Snap lhe o direito ao esquecimento. Com essa característica única o Snap vem ganhando usos surpreendentes. Além dos tradicionais usos para comércio, apresentação de eventos e celebridades o aplicativo parece ter se tornado a mídia social perfeita para as baladas. Depois de ter bebido algumas e se animado a gravar grandes e pequenos momentos, você tem a garantia do material apagado. Não atoa o app ficou estigmatizado como a mídia social dos nudes (fotos íntimas).

No Snap, você cria uma lista de amigos e na hora do envio escolhe para quem vai o post. Também é possível controlar o tempo de exibição da foto- que pode variar de um a dez segundos. Ou colocar na sua timeline (Minha História como é chamada no app)permanecendo por 24 horas. Se alguém tirar print você será avisado.

É uma rede social para quem gostar de se expor e não precisa se incomodar com comentários da sua tia. De natureza efêmera, ele ficou mais popular entre os jovens da geração Millennials (nascidos ente 1980 e 2000).

Giulle Dusek, de 25 anos, recém-formada em direito, tem o aplicativo há apenas um mês e já recomenda. Ela conta que foi sua irmã de 15 anos que a influenciou a baixar o aplicativo. “ No Snap não existe perfeição, é mais instantâneo. Você está fazendo alguma coisa, tira uma foto e coloca no snap. Também é muito prático, não acumula fotos e não preciso pesquisar alguém para saber o que ela está fazendo, as atualizações aparecem na “História” é só clicar e pronto”.

Ao contrário de Giulle, Breno Marques, de 31 anos,esá fora da faixa etária média dos usuários do Snap, “acho o app sem graça, só serve para mandar nudes, nem pra isso, existem apps melhores. No Telegram você pode abrir um chat secreto com uma pessoa e escolher por quanto tempo a mensagem/foto vai existir. Não só até 10 segundos e os servidores não são salvos. No snap é possível salvar fotos com uns truques fáceis.”

FONTE: equipe da ComScore

No gráfico acima mostra a faixa etária dos usuários de cada rede social. O Snapchat é a rede social que os jovens de 18 à 24 anos mais usam. Existe também 1% de usuários acima de 65 anos no Snap. Será que os vovôs e vovós estão mandando nudes? Moderninhos eles.

Snap não é só nudes

Há muitas empresas que estão incorporando esses aplicativos, na intenção de reforçar sua marca, se aproximar do público e buscar novas plataformas de apresentar um conteúdo diferenciado, divertido e ágil, agregando valor às marcas.Seu uso nas empresas vai de divulgação de produtos, promoções, enquetes, até a cobertura de eventos ao vivo.

Exemplo de empresa que está usando é a cervejaria Heineken. A marca , no festival Coachella, enviou para seus seguidores, snaps cortados com pistas de shows surpresa, que poderiam acontecer em qualquer momento do festival. Os usuários que responderam com a resposta certa ganharam uma confirmação antecipada para o Heineken House, palco patrocinado pela marca no evento.

Quando a cervejaria abriu uma conta nacional no Snapchat, fez o comunicado no Twitter e recebeu uma mensagem de uma seguidora reclamando que estava seguindo a marca e ainda não tinha recebido nenhum nudes. A Heineken não deixou barato e mandou um recado para a seguidora: ‘tá aí, mas não mostre para ninguém.’ E enviou a imagem acima.


Isa Martins

Like what you read? Give Isadora Martins a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.