5 razões para investir em sua pós-graduação

Entenda porque é fundamental ter uma especialização no mercado de trabalho atual

As rápidas modificações que estão chegando ao mundo atualmente e os desafios enfrentados pelo mercado de trabalho exigem do profissional de qualquer ramo uma constante atualização. Através da qual busquem não apenas a competitividade, mas também a elevação de padrões de qualidade. Seja na esfera política, quanto econômica, especialmente, nesse momento de crise.

É dentro desse contexto que os cursos de Pós-graduação lato sensu, são sem sombra de dúvidas uma oportunidade certa de crescimento e destaque. Pois possibilitam o aperfeiçoamento e a atualização constante, por meio de ferramentas necessárias para fazer frente a esses novos desafios. Como por exemplo poder de resiliência, foco no resultado e inteligência emocional.

Por isso, separamos 5 razões para você investir em sua pós-graduação:

1. Concorrência de mercado acirrada:

O momento de crise leva a economia globalizada aumentar a concorrência no mercado. Com isso as empresas tornam-se mais competitivas e necessitam de profissionais aptos pelos conhecimentos adquiridos na pós-graduação. Tendo em vista que ao longo de sua experiência possam da melhor forma associar e agregar valores a empresa.

2. Possibilidades para o profissional empreendedor:

Com relação ao empreendedorismo, com uma especialização há uma melhora considerável nas oportunidades. Pois dá ao profissional a chance de conhecer e utilizar ferramentas modernas que contribuem para o progresso do seu trabalho final.

3. Diferencial aliado:

Tenha uma pós-graduação como seu diferencial aliado.

A busca por profissionais mais qualificados, com maior conhecimento na sua área de atuação, faz da pós-graduação um diferencial. Em consequência da maioria dos profissionais que terminam a graduação não darem continuidade aos estudos. Por isso, se tornou imprescindível, uma obrigação, passando a integrar um dos principais itens que compõe um currículo bem construído.

A pós-graduação melhora sua empregabilidade, potencializando características necessárias ao perfil de empreendedores e profissionais de mercado. Além de aumentar consideravelmente o seu poder potencial, estuda ferramentas que prestam avanços reais ao dia-a-dia das corporações. Também moderniza os conhecimentos e expande o networking, pilar que pode ser fundamental para alavancar carreiras.

4. Melhora de Salário:

Pesquisas revelam que os profissionais, especialmente, brasileiros que possuem alguma pós-graduação têm salários, em média, 66% superiores aos que são apenas graduados. Considerando que esses profissionais têm maiores possibilidades de suscitar retorno as empresas a que estão vinculados.

Segundo a consultora organizacional Maria Beatriz Faria Alves, especializar-se é uma condição necessária para alargar a carreira e alcançar as melhores posições no mercado de trabalho. “As empresas buscam os profissionais mais preparados. Com a Pós certa, o profissional pode ter o salário dobrado”, diz.

Vale salientar que a declaração da consultora não se resume apenas a visão analítica. É prática, vez que é Graduada em psicologia e especializada em Gestão de Micro e Pequenas empresas, e Gestão da Inovação em Empresas do Ietec. Ambos os cursos foram realizados com um foco determinante, melhorar a sua performance profissional.

5. Conhecimento + Atualização:

A empresa, por assim dizer, vê com bons olhos o empregado que investe em cursos de pós-graduação ou MBA. Pois, este profissional mostra que está antenado ao mercado e que se preocupa com seu futuro. A educação continuada deve ser meta de todo profissional, independentemente de sua especialidade, vez que o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente.


Enfim, quando nos deparamos com uma crise dentro do mercado de trabalho é necessário que busquemos aprimoramento de habilidades e competências. Isso não é regra somente para quem está à procura de um emprego, mas também para quem já está empregado. Pois diante de tantas adversidades e incertezas do mercado, se qualificar e nunca se acomodar são necessidades essenciais.

“Embora a escolha para cursar uma pós-graduação, seja algo muito pessoal, um fato é incontestável no atual cenário competitivo o curso escolhido se tornará uma expansão das qualificações e uma forma de competir com diferencial a uma vaga de emprego ou uma promoção no trabalho. Considerando-se que uma especialização garante novas possibilidades de atuação, amplia a área de abrangência e até mesmo proporciona melhoria salarial”, reforça a Diretora da Pós-graduação da Faculdade dos Guararapes, Isabel Viana.

O que procurar no curso de Pós-graduação?

A pós-graduação deve proporcionar aos graduados, especialmente aos egressos, um curso lato sensu que possa dar-lhes condições de encarar um mercado de trabalho cada vez mais exigente por profissionais com especialização na sua área de atuação.

É de fundamental importância a qualificação dos professores e além do mais que sejam atuantes no mercado de trabalho, possuindo títulos de mestres e doutores, condições fundamentais para transmitirem uma visão real de aplicabilidade do conteúdo ministrado.

O profissional que opta pela pós-graduação precisa não só apostar em um curso de especialização que desenvolve novas competências. Aprende ferramentas reais para seu cotidiano, atualizando seus conhecimentos e amplia seu networking. Mas também uma pós-graduação que o faz sabendo da qualidade das informações que obterá a partir de então.

Assim sendo, é imprescindível um curso que acompanhe as mudanças dos tempos atuais buscando não apenas atender aos graduados, inclusive as empresas de grande porte que atualmente oferecem menos espaço para profissionais com baixa escolaridade e apresenta uma maior concentração de colaboradores com cursos de Pós-graduação em cargos estratégicos da instituição.

Você pode encontrar seu curso de Pós-graduação na Faculdade dos Guararapes.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.