Tudo sobre a Arena FG no 3º Feirão do Estudante do Papo Universitário

Adquirir conhecimento e vivenciar novas experiências em um só espaço nunca foi tão fácil.

Por Daniela Sousa

A vida como pré-universitário é uma ansiedade constante e, como universitário, existem uma série de oportunidades de aperfeiçoamento. Talvez o que há de comum entre os dois seja participar de eventos que contribuem para o crescimento e, ao mesmo tempo, servem de entretenimento. Para unir o útil ao agradável, esse ano aconteceu em Olinda a 3ª edição do Feirão do Estudante do Papo Universitário. Com uma programação de acolhimento para os dois públicos, foram ofertadas palestras, experimentos de interação, youtubers, arenas com discussão sobre empregabilidade, mercado de trabalho, dicas de carreira, empreendedorismo e muito mais.

Com uma arena exclusiva e completa, a Faculdade dos Guararapes (FG) — integrante da rede internacional de universidades Laureate — inovou ao proporcionar aos participantes do feirão uma programação variada, composta de oficinas nas áreas da gastronomia, robótica, nutrição, estética, além de campeonatos de jogos on-line e ginástica laboral.

Para Pierre Lucena, Reitor da FG, a ideia era mostrar na prática e de maneira divertida, algumas das atividades ensinadas em sala de aula e nos laboratórios.

As atividades aconteceram simultaneamente nos ambientes: Geek, Gourmet e Saúde & Beleza. Você não foi? Então dá uma olhada no que aconteceu na #ArenaFG:

  • Espaço Geek — Uma estrutura com telas de computadores, disponíveis para campeonatos de jogos como League of Legends e oficina de robótica.
  • Espaço Gourmet — Para os amantes da gastronomia, foi um momento de aprender receitas novas, provar sabores e tirar dúvidas. Na minicozinha montada pela FG, professores de gastronomia e nutrição, além de egressos, tiveram a oportunidade de ensinar molhos, saladas, cupcakes de micro-ondas, sucos detox, pizza de frigideira e brigadeiro gourmet. A bancada estava composta por Demétrius Brito, Marcela Martins, Sandra Pessoa, Marcelo Pinheiro e Carol Marcovitch.

Separamos as principais receitas para você, confere:

  • Espaço Saúde & Beleza — Nesse espaço, os participantes aprenderam técnicas de automaquiagem e ginástica laboral. Além de dicas sobre cuidados com a pele antes da aplicação da maquiagem. Com uma equipe que dominava sobre o assunto, foi muito fácil tirar todas as dúvidas e dar um upgrade de conhecimento. Confira algumas dicas:
  • Preparar a pele é fundamental para uma boa maquiagem. Por isso, antes de tudo, limpe, tonifique e hidrate.
  • Uma boa dica para aumentar os olhos pequenos é passar sombras claras nas pálpebras e lápis no lado externo dos cílios superiores e inferiores.
  • Se a intenção é diminuir os olhos grandes, aplique sombras e lápis em tons mais escuros na parte interna dos cílios superiores e inferiores.
  • O rímel faz toda diferença no resultado final da maquiagem. Para aumentar os olhos, utilize os produtos de efeito alongadores e capriche na aplicação da raiz até às pontinhas. Cílios volumosos exigem paciência. Aplique uma camada de máscara e espere secar, aplique outra e continue até chegar ao efeito desejado.
  • Quando for escolher o batom ou gloss, não se esqueça de equilibrar com os tons utilizados nos olhos. Se eles estiverem mais destacados, procure usar tons neutros nos lábios e vice-versa.
  • Para fazer o batom durar mais tempo na boca, passe um pouco de base em cima dos lábios e com uma esponjinha passe também um pouco de pó. Contorne os lábios com um lápis de boca e depois aplique o batom com um pincel ou diretamente na boca.
  • Em caso de dificuldade parar retirar a máscara de cílios à prova de água, utilize um xampu infantil como se ele fosse um sabonete líquido, lavando os olhos e cílios com delicadeza.

Um grande diferencial da Faculdade dos Guararapes, é poder proporcionar experiências de campo aos alunos ainda em graduação. Oportunidade para aperfeiçoamento e treinamento para os alunos do curso de Comunicação Social. Alguns da área de Rádio e TV e outros de Jornalismo, fizeram a cobertura do evento com filmagens e entrevistas, com direito a transmissão ao vivo nos telões distribuídos na arena da FG.


A aluna de Jornalismo, Rayllane Wanderley, entrevistou Whindersson Nunes, Priscilla Alcântara, Fernanda Bérgamo, Rayalle (uma das organizadoras do papo), alunos e voluntárias do papo: Amanda Lima e Perlla Leite.

“Foi bem interessante, além de ter a oportunidade de entrevistar pessoas que eu admiro eu pude conhecer mais um pouco dessa área do Jornalismo. Essas oportunidades de experiências que a Faculdade vem proporcionando para nós alunos de Jornalismo vêm sendo bastante estimuladoras, pois nós como alunos estamos desde cedo aprendendo e conhecendo o meio que vamos atuar mais a frente no mercado de trabalho”, afirma Rayllane.

Já Luana Cavalcanti, aluna de Rádio, TV e Internet, pôde aprender mais sobre sua área ao fazer as filmagens das entrevistas.

“Foi mais uma experiência ótima que a faculdade proporcionou aos alunos de comunicação porque nos tira da rotina de sala de aula e coloca na prática sabe?! E aí, a gente já se sente como profissionais. Já me sinto como uma profissional. Ajuda porque quando a gente tiver no mercado de trabalho não teremos tanta dificuldade em se adaptar”, contou-nos Luana.