Fagulha é de comer?

Isis Rangel
Fagulhas da Olivia
Published in
3 min readOct 5, 2020

Um breve texto para explicar o nome desse projeto tão desafiador

Olívia, fagulhas e a caneca que meu pai me deu de presente em algum Natal dos anos 2000

Na minha família, por algum motivo desconhecido, usamos a palavra fagulha como sinônimo de migalha. Sim, a de pão.

Desde que descobri que não é comum usar fagulha para nomear as migalhas, venho tentando descobrir de onde minha família tirou isso. Ainda não achei respostas, então criei uma.

As fagulhas são as migalhas do fogo. Pronto.

Então quando eu decidi expandir o meu blog pessoal e me deparei com a necessidade de dar um nome para este espaço lembrei dessa história toda e por alguns dias o nome ficou como Fagulhas.

Porque o motivo de eu escrever por aqui é transmitir a pessoa que me lê uma faísca de reflexão, acolhimento, humor ou tudo isso junto e misturado. É plantar uma sementinha dentro da pessoa que passou por aqui.

Mas e o Olivia? Olivia é o nome da minha gata. Minha companheira há quatro anos que mudou muita coisa na minha vida. Então por que não homenageá-la nessa minha empreitada?

Os gatos também geram faíscas dentro da gente e às vezes até machucam como uma fagulha quando enchemos o saco deles.

Portanto, depois toda essa piração e dias pensando num nome, criei o Fagulhas da Olivia. Um lugar para a gente discutir sobre absolutamente qualquer coisa que dê na telha nas mais variadas formas que a escrita nos permite.

Agora vamos aos nomes das seções deste blog:

15 centavos — tal qual o ditado diz “e esses são os meus 15 centavos sobre tal assunto”, lá você encontra minhas opiniões e reflexões sobre a vida, o universo e tudo mais

Fragmentos — esse espaço deixei reservado para textos mais confessionais, onde falo um pouquinho mais sobre minha vida

Projeto Luzias — Luzia é o esqueleto mais antigo do país (que sobreviveu ao incêndio do Museu Nacional). Os antropólogos deram ao seu povo o nome de Povo de Luzia. Se Luzia é a brasileira mais antiga, aqui pego uma licença poética para dizer que todos somos descendentes dessa mulher. Então uma vez por mês será publicada um perfil de algum dos 210 milhões de descendentes de Luzia.

Ficções — essa nem precisava explicar, né? Espaço dedicado às minhas aventuras pelo mundo dos textos ficcionais.

Coluna da Olivia — é claro que a Olivia teria um espaço para escrever no blog que tem ela como homenageada, né? Aguardem textos sobre a vida felina e suas opiniões sobre os humanos.

A outra novidade é nossa campanha de financiamento coletivo. A partir de cinco reais mensais você se torna um apoiador do Fagulhas da Olivia e começa a aproveitar nossas recompensas exclusivas. Tá tudo melhor explicadinho lá no Catarse, clica aqui para conferir os detalhes.

Você também consegue contribuir pontualmente via pix com qualquer quantia (sério, 10 centavos já são maravilhosos). A chave pix é o e-mail fagulhasdaolivia@gmail.com

E para você que gosta de newsletter, temos também as #FagulhasMensais lá no Substack, onde recomendo textos, podcasts, vídeos, memes e o que der na telha para você estar sempre bem informado. Se inscreva aqui e receba no conforto do seu e-mail.

Espero que você se sinta bem aqui e aprecie o caminho das fagulhas, quer dizer, migalhas que espalharei em forma de texto para marcar nossa jornada juntos.

Aproveite sem moderação!

--

--