O Futuro Eu

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
2 min readApr 18, 2024

tem até site para isso…

Luizão (a dir) malhando 6 am antes do primeiro dia de aula...

Em 2019 fiz um curso na Singularity University, em um Campus na NASA, no Vale do Silício — EUA. O conteúdo era sobre inovação e disrupção, falava-se muito sobre as novas tecnologias, realidades virtuais e aumentadas, inteligência artificial e a revolução que isso iria trazer para a nossa sociedade como um todo.

O que mais me chamou a atenção lá, e eu anotei, foi que nós humanos nunca fomos tão influenciados pela tecnologia e nunca estivemos em melhor posição para a influenciarmos. A qualidade do PROMPT que inserimos no ChatGPT influencia na qualidade da resposta da máquina para você. Me senti grato por estar em um ambiente aberto por uma semana toda, com muitos executivos inteligentes e pessoas interessantes, com trajetórias ricas e cheias de experiências para eu poder trocar com.

Em especial, meu amigo mais novo: Luiz Garcia, 80 anos de idade, empreendedor brasileiro bem-sucedido, sem dúvida nenhuma para mim, a figura mais interessante que tinha na classe. Eu pensava,

— O que é que esse cara tá fazendo aqui com essa idade?!

E a resposta veio, quando sentado ao seu lado na sala de aula, o vi escrever sobre os próximos cinco anos de sua vida, como seria. Em um site chamado Future.me, escrevemos uma carta para nós mesmos, que só poderíamos abrir em Junho de 2026. Nela, ele escrevia, na sua visão, onde a Algar deveria estar, os novos mercados que ele pretendia abrir, o número de cabeças de boi que ele deveria chegar em, as viagens que iria fazer com a sua esposa e até o próximo curso que faria. Notando minha curiosidade ao vê-lo escrever, ele olhou para mim e disse com seu sotaque mineiro:

— “Vixi, tenho muita coisa pra fazê ainda, não é não?

Até hoje, me inspiro nesse dia. Quando penso que estou mais velho, perto dos meus quarenta, lembro me dele e do Mick Jagger pulando no palco. Envelhecer (mentalmente) é uma opção, ou dar de cara com a falta do que fazer — e para essa última, minha avó Ilda compartilha com o seguinte ensinamento no alto dos seus 94 anos:

— “Durma sempre com a clareza do que terá que fazer logo pela manhã seguinte.”

--

--