Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
3 min readJun 30, 2024

--

Precisamos Conversar
...se casa, ou lar...

O Monstro Azul - Olga de Dios

A palavra "conversar" tem origem no latim. Vem do verbo "conversari", que significa "viver, conviver, ter relações com". Esse verbo é derivado de "conversus", o particípio passado de "convertere", que significa "virar-se, transformar-se".

No contexto do português, "conversar" evoluiu para significar o ato de falar, trocar ideias ou dialogar com alguém. A raíz do termo remete à ideia de interação e troca, sublinhando a importância do convívio e da comunicação entre as pessoas.

Essa semana passei quase três horas em uma reunião de condomínio e durante as primeiras duas, estávamos ainda no primeiro item da pauta. Moradores, síndico profissional e a administradora.

Os pedidos são variados e bem intencionados: mais segurança, mais estrutura, reformas urgentes ainda sob responsabilidade da construtora, troca de pastilhas da piscina, serviço de mensageiro, rachaduras, emborrachamento do piso da academia, ajuste nos horários permitidos para obras, novos equipamentos, permissões para maior liberdade com os pets pelas áreas do condomínio e elevadores sociais, e etc.

Na minha visão, daria para resolver todos, com o tempo, nos canais e rituais corretos, priorizando em votação o que vem antes e equilibrando o orçamento mensal de forma que não deixasse ninguém "apertado" durante as execuções e não onerasse o pós, de forma que alterasse muito a proposta original do custo do condomínio - algo que me atraiu para decisão de compra do imóvel.

Por que será que foi tão emblemática essa última reunião? Pela duração? Pelo pedido de demissão do síndico? Pelo fato de nenhum morador querer assumir o posto? Pela inércia? Acho que pelo ton de voz. Crítica, impaciência, falta de empatia, de educação, de convivência mesmo. Fica todo mundo muito seco no ambiente virtual, muito exigente, egoísta, esperando o momento de falar o que quer mas sem escutar ninguém.

O livrinho do Monstro Azul, que por coincidência ando lendo para o meu filho de dois anos, fala exatamente sobre isso. Entre os quatro monstrinhos da história ele é o único com orelhas, capaz de escutar as pedras, as aves e as nuvens do "lugar maravilhoso onde viviam" e que por falta de escuta "já não existe mais". Quando os monstros voltam ao bosque, todos com ouvidos agora, passam a cantar COM as aves, pular COM os animais, e a construir com as pedras, que antes apenas arremessavam.

Casa ou lar?

A diferença entre "casa" e "lar" está principalmente na conotação emocional e funcional de cada termo:

- Casa: Refere-se ao espaço físico onde as pessoas vivem. Pode ser uma construção com paredes, teto, portas e janelas. É o local onde se mora, mas sem necessariamente implicar um vínculo emocional profundo. Uma casa pode ser comprada, vendida, alugada ou emprestada.

- Lar: Vai além do aspecto físico e está associado ao ambiente acolhedor e emocional. Um lar é onde se sente segurança, conforto e carinho. É o espaço onde se criam memórias, se compartilham momentos e se constrói um sentido de pertencimento. O lar é formado pelas pessoas, pelas experiências e pelos sentimentos que nele se desenvolvem.

Resumidamente, enquanto a "casa" é o espaço físico, o "lar" é o ambiente emocional e acolhedor que se constrói dentro desse espaço.

Como anda a reunião no seu condomínio, Casa ou Lar?

--

--