Que 2021 nos Renda

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
7 min readJan 16, 2021

…bons frutos.

“ — Saúde, paz o resto a gente corre atrás”.

“ — Muita saúde e felicidade".

“ — Muito amooor!”

“ — Prosperidade!”

Ufa! Achei que só eu tava querendo mais $ esse ano; deu até um alívio ouvir de alguém na virada a palavra do latim prosperitate que refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado.

Todo curso básico de finanças te ensina à colocar o dinheiro para trabalhar por você.

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não se esqueça da primeira regra” — Warren Buffet; sobre a ideia de preservar o seu principal (valor que você está investindo).

Tem um livro simples e genial também que gosto chamado Pai Rico, Pai Pobre. Li quando adolescente e reli em 2020. O autor vai descrevendo através das duas personas as besteiras que um faz com seu dinheiro enquanto o outro, com visão de longo prazo, vai construindo sua liberdade financeira e gerando renda ao longo do tempo que independe da sua fonte primária de trabalho (seu emprego, sua empresa, etc.). O mais legal mesmo é você ir identificando as duas personas na sua roda de amigos, em casa e em você (sim, somos um pouco dos dois e a ideia é ir migrando para o rico). Aqui se tudo der certo, com tempo, você vai ter dinheiro suficiente para não precisar fazer mais nada e viver todo mês vendo sua bufunfa aumentando enquanto você relaxa mais velho, aproveitando sua aposentadoria. Todo mundo deveria aprender a investir e cuidar da suas finanças. Tenho um amigo que montou um curso básico maravilhoso para pessoas como eu, que não entendem nada do assunto mas tem vontade de evoluir, chamado Fórmula Financeira. Ele vai postando no insta as “Dicas do Dado” até você não resistir de tanta vontade de fazer o curso. Vale a pena! Com o conteúdo acima (seguir os princípios do Warren, ler Pai Rico/Pai Pobre e fazer o curso do Dado) você deve conseguir encerrar 2021 com uma renda e patrimônio maiores do que começou.

https://www.instagram.com/officialwarrenbuffett/?hl=pt-br e https://www.instagram.com/dadomenge/?hl=pt-br e Pai Rico Pai Pobre

Uma vez eu conversava com um amigo sobre quantos % do ganho mensal dele ele economizava. Naquela altura eu não conseguia juntar muita coisa no mês a mês, achava que para guardar eu precisava ganhar mais (conceito errado!). De passagem estava a sogra dele, Veranice, que escutou nossa conversa e disse: — Como assim %? Eu guardo (invisto) tudo aquilo que eu não gasto!

Se de um lado a renda vai trazer tudo aquilo de maravilhoso que você sonha ter um dia, de outro ela vai trazer também um monte de pepino que ainda nem sonha no longo prazo. Essa responsa vai recair sobre você e sua família nas próximas gerações e é disso que eu quero falar aqui. Eu comecei a perceber os diversos efeitos colaterais de gente que tem renda mas vive exclusivamente dela: não trabalha, não empreende, não é concursado, simplesmente gira o capital que recebe todo mês até o fim de sua vida ativa ou do seu capital; normalmente estes dois estão entrelaçados. “ — Quem nunca comeu queijo suíço não reclama do mineiro”. O oposto é uma tragédia, e você deve conhecer muita gente triste nessa situação. R$1,00 vindo do seu esforço vale mais do que R$1,00 que você ganha de alguém. Você precisa viver isso para entender o que estou dizendo pois há um efeito psico-lógico dessa comparação e não lógico estritamente: um real é um real afinal. Por trás dessa simples frase há uma profunda diferença entre geração de valor e extração de valor. Quem aprende a gerar valor, dá valor à extração de valor depois. O oposto não é verdadeiro.

Ladeira abaixo: Quem recebe o valor mensalmente de alguém ou de algo fica anestesiado com o tempo, passa a não assimilar mais cada centavo e a não compreender o esforço necessário para se conseguir formar tamanho montante. Sem saber de onde vem a renda, gasta mais do que poderia no mês e a renda do mês seguinte vem menor. A grana do mês aperta, não há mais o que fazer. Vende um imóvel então, para não precisar vender o carro importado (cara nem sabe o que é IPVA). Aquele que gerava uma graninha todo mês do aluguel, agora já não gera mais, mas o efeito de curto prazo são milhares ou milhões de reais na mão da pessoa. Mais alguns meses ou anos de falso-alívio. É um ciclo sem fim até a bancarrota. Fazendas de um dono só viram sítios de dezenas de primos, a área em questão é a mesma, ninguém se propôs a entender como fazer para aumentar o lote. Independente do seu ponto de partida, do zero ou de uma fortuna herdada ou recebida, é preciso aprender para ensinar seus filhos e cônjuges a considerar zerado o ponto de partida deles, para que continuem gerando riqueza de onde começarem e não cairem na tentação do caminho mais fácil. Entre os caminhos que percorri entendi desde muito cedo o valor do trabalho e do legado — sua renda é do tamanho da sua responsabilidade.

O choro é livre: a renda fragiliza a pessoa com o tempo. Ouvi uma vez de um self made man (cara que começou do zero) que para 99% da população dinheiro é um problema mas que 99% dos problemas só aparecem para quem tem dinheiro sobrando. Em geral, receptores de renda exclusivamente, tem dinheiro e tempo sobrando. “Cabeça vazia, casa do Diabo” — batata. A busca inconsciente de mais dopamina faz com que pessoas formadas nas melhores escolas do país, universidades inclusive, experiência internacional e o escambau, passem horas a fio em redes sociais olhando o melhor da vida dos outros fazendo a delas parecer horrível. Elas não percebem mas essa rotina é quase como comprar uma passagem só de ida para o destino da depressão. Em gente mais velha o mesmo efeito vem via Whatsapp. O dia inteiro vendo videos da direita e esquerda brigando, esperando a vacina chegar, encaminham ingenuamente fake news em tudo que é grupo num frenesi tipo piranhas no sangue. Mais um dia se passa. Brigaram no grupo da família. — Você viu que o avião voltou vazio da India? Tudo de novo. Eles não veem mais a vida passando lá fora. Parece que não dão valor ao tempo. Vão ficando cada vez mais sozinhos e não entendem o motivo. Lá na frente, próximo aos 60, 70, 80 ou 90 anos (acho que não imaginavam que iriam viver tanto) já não tem mais nada. A bomba é colocada no colo dos filhos, netos, sobrinhos, … alguém para resolver como contrapartida moral. Mesmo que financeiramente seja possível para alguns solucionarem, o distanciamento (físico e emocional) é inevitável.

Na prática: O timing e o acesso à renda podem mudar completamente a lógica e a sustentabilidade do patrimônio em 10 ou 20 anos e também a resiliência, a força e o impacto que essa pessoa pode deixar de legado no mundo. Muitas vezes quem dá acesso cedo à renda para alguém quer aliviar, tornar mais fácil e tranquilo o caminho da vida daquele quem ama; uma forma genuína porém ingênua de proteger seus entes queridos. Aquela história da frigideira ser quente mas você ter que as vezes deixar a criança queimar o dedo para aprender.

Incentivar a fagulha, o desejo dos seus filhos e entes queridos de ir atrás do que sonham é muito importante para a formação das pessoas; elas precisam aprender e entender que os sonhos delas — mesmo que muito materiais no início da vida — estão nas mãos delas pra buscar e de mais ninguém. Dez ou quinze anos depois, já na casa dos trinta, esse adolescente que teve que batalhar para alcançar seu caminho, nadou no mar bravo, aprendeu a navegar, a se virar, sentiu, doeu, curou, descobriu a satisfação de ganhar o seu próprio dinheiro, traçar seu próprio caminho, esse cidadão ganhou casca e é desse tipo de gente que o mundo mais precisa hoje em dia. Gente independente, geradora de valor, ou melhor, bons frutos!

Ps i: Põe sua filha para trabalhar. As mulheres são poderosíssimas no ambiente de trabalho. Os tempos mudaram.

Ps ii: Se você for a filha que ainda não trabalhou ou parou de trabalhar e estiver lendo: essa é a melhor oportunidade do século para você começar. Prestação de serviços com trabalho remoto pós pandemia é um caminho sem volta e com tecnologia você pode empreender, aprender e fazer freelas. Está a um clique de distância! Põe na sua resolução de 2021! O mundo precisa de gente com a sua capacidade e você vai viver até os 100 anos — até lá você terá mais de 40 anos de experiência.

Ps iii: Se você for a pessoa que largou do ponto de partida, começou de baixo, aprendeu a dar valor para o dinheiro que ganha, entendeu que àquele que tem muitos milhões os tem porque sabe o valor de cada real, é exatamente para você que eu apelo.

--

--