South Summit

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
4 min readMar 30, 2023

Quando a sociedade se junta em torno de algo…

— Bora pro South Summit?! Aquele convite difícil de dispensar… Olhei minha agenda, remanejei compromissos que davam e embarquei para uma rápida aventura que mudou minha percepção sobre o Rio Grande do Sul.

Nossa agenda do dia começava em um lugar chamado Instituto Caldeira. É importante destacar aqui a capacidade de colaboração entre as universidades, o setor privado (empresas concorrentes inclusive) e de uma visão grande do governo estadual e municipal para fazer, deste, um projeto de proporções globais e não apenas regionais — como a maioria. Essa capacidade de articulação dos atores envolvidos está tangibilizada em um campus moderno, bem iluminado, instalado na antiga fábrica da Renner no 4o Distrito de Porto Alegre.

A intenção do projeto, para além de acelerar startups em progresso é prover para os jovens gaúchos do ensino público o ambiente e a facilitação no caminho para o empreendedorismo — para aqueles que se interessarem — e a formação técnica para o novo mercado para os que estiverem em busca de empregabilidade no futuro. Todas as big techs relevantes estão apoiando o projeto sabendo da necessidade que elas tem de mais pessoas aprenderem a operar seus softwares e sistemas nas corporações para que elas também possam expandir.

— Tem escolas que visito que parece que estou falando grego!

Disse a responsável por divulgar o instituto na rede pública de ensino para atrair jovens de 16 a 21 anos para lá. Eu sei, o buraco é fundo demais e vocês estão no caminho certo (foi o que eu deveria ter respondido a ela mas por alguma razão me contive no momento).

Dentro do instituto há um memorial a A.J Renner, honrando sua história empreendedora incrível. Além do pioneirismo no mercado têxtil, aprendemos com o Dr. Jorge Johannpeter que Renner também havia sido para ele, vanguardista em responsabilidade social:

— Nós íamos lá observar o que ele fazia e tentávamos aprimorar algumas coisas aqui no nosso grupo que amadurecia na época… — Jorge Gerdau

Não me lembro de ter visto aqui em São Paulo tamanha iniciativa coesa como essa e tamanho engajamento da sociedade civil em torno de um projeto único. Tudo o que eu vi é apenas um dos pilares do chamado Pacto Alegre.

“É interessante acompanhar a transformação de uma sociedade pelo viés urbanístico desse projeto” — Jorge Gerdau

O fato do Instituto Caldeira ter se instalado lá revigorou a região e está ressuscitando o comércio local. As ruas esquecidas a beira do Guaíba agora vão ganhando vida, uma energia nova que estimula fundos imobiliários, prestadores de serviço, enfim toda uma rede positiva em busca de oportunidades. São mil a cinco mil pessoas que passam todo dia por ali.

Dali seguimos despretensiosamente para o South Summit. Foi com muita emoção que experimentamos um dos melhores e mais proveitosos encontros de uma comunidade. Estavam lá os maiores empreendedores, a academia, as grande empresas e multinacionais, gente influente do Brasil todo e de outras dezenas de países. Estava lá a imprensa em peso e todos os que movem a agenda empreendedora, financeira e política. A natureza nos presenteou com sua força e beleza com pancadas de chuva depois de um lindo por do sol. O público interagia de uma forma intensa e leve. Certo de que muitos negócios estão sendo gerados por lá.

Tivemos ainda gratas surpresas em ver amigos, clientes e colaboradores do Grupo palestrando. Conteúdos rápidos de 15 em 15 minutos, talks mais profundos em palcos simultâneos. AgriTechs, Cripto, Inteligência Artificial, a preocupação do impacto de tudo isso no mercado de trabalho e na educação enquanto recebíamos um pedido via whatsapp dos midas globais no assunto exigindo uma pausa de 6 meses para tentarem regulamentar as práticas e usos das indomáveis ou ainda incompreensíveis potentes Chat-GPT4 e afins.

De lá seguimos para o Instituto Helda Gerdau para celebrar a Coalizão Pelo Impacto que está pegando carona nessa energia toda para impulsionarmos também a agenda de negócios sociais nesse ecossistema local. Um presente nos dado pelo ICE e pela Bea de poder conhecer mais sobre a história e trajetória da família e as quatro primas pela temática.

— Leo, te vejo no churrasco amanhã que meus irmãos estão dando? — Marina Sirotsky

Já era a terceira pessoa a comentar comigo desse evento delicioso que eu sabia que iria perder. Certo de que ano que vem estarei com mais calma e a devida atenção ao mercado e aos amigos Gaúchos que tão bem recepcionaram e trouxeram para mais perto a atenção do Brasil para lá.

Se a intenção é de prover motivos para que a força de trabalho do mercado local permaneça por mais tempo por ali, saibam que o caminho que escolheram também deve atrair pessoas do mundo empreendedor para aí também. Estamos vendo migração similar de pessoas e empresas do Vale do Silício para o Texas nos EUA.

Eu fiquei pensativo sobre tudo o que passava frente aos meus olhos e estava buscando algo que sintetizasse. Foi na palavra do Dr. Jorge que encontrei: RESPEITO.

Se vemos miséria no Brasil é por que estamos faltando com respeito ao próximo. Onde falta respeito falta tudo. Veja por exemplo quando não há respeito na família o circo que aquilo vira. — Jorge Gerdau

O Rio Grande está fazendo um projeto de respeito!

#EhOsGuri

--

--