Tem muito Michael Jordan jogando beisebol …

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
3 min readNov 16, 2021

…Se é que você me entende…

Essa semana me deparei com a seguinte reflexão sobre popularidade e prestígio:

“…O que nunca se pode deixar de ter em mente é que a popularidade, por si só, é efêmera. Ela só se torna permanente quando acompanhada do prestígio. E o prestígio só se obtém através da credibilidade.” — João Mellão Neto

Prestígio eu compreendo como poder de influência. Uma vez que se constrói um caminho de credibilidade e boa reputação dentro de determinado setor ou tema, é quase que natural — se bem planejado — que a pessoa passe a ter maior poder de influência naquela agenda. É o Dr. Drauzio Varela falando sobre saúde na TV. Tanto faz a doença que ele abordar, a gente vai dar a devida atenção para a opinião dele no tema. Se esse mesmo Dr. aparece em um programa esportivo para opinar no esquema tático utilizado por um time ou outro vai dar ruim não vai?! Pois é isso o que anda acontecendo por ai também. Tem muito Michael Jordan jogando beisebol nas redes sociais.

foto: espn

São muitos os colegas, canais e influenciadores que andam abrindo mão de sua credibilidade, da linha que estudam e acreditam, em busca da atenção (antiga audiência) daqueles que as creditam (seguidores) e dos que os creditam (pagam mais por ela para eles, literalmente).

Credibilidade, do latim credibilĭtas,ātis ‘o que é de acreditar, o que é de confiança’; me parece esta ser a base sólida para o prestígio. Confiança se conquista na interseção de “3Cs”: Consistência, Cuidado e Competência:

Consistência é sobre fazer aquilo que se dispõe a fazer para o outro bem feito e várias vezes. Isso pressupõe — ao menos para mim — o tempo. Fazer a mesma coisa sob diferentes contextos exige adaptabilidade, versatilidade, criatividade e resiliência. Por exemplo: empurrar uma pedra = fazer bem feito. Empurrar uma pedra morro acima ou morro abaixo = contextos bem diferentes.

Cuidado é sobre não repetir os mesmos erros mais de uma vez. Ter o compromisso, o comprometimento de se doar para entregar aquilo que combinou que faria no prazo. O famoso combinado. Cuidado não é sobre não falhar mas sim, quando falhar, buscar um plano para corrigir o percurso e chegar com uma solução possível para o outro, além do problema.

Competência, vem como consequência do Cuidado e Consistência. Cada vez que fazemos “a mesma coisa” para alguém aprendemos pois erramos em coisas novas. Isso vai trazendo experiência e formando o tal do know-how (saber como). Esse conhecimento pode ser transferido daquele que aprendeu para outras pessoas e quando isso acontece, através de processos e canais eficientes, o conhecimento coletivo vai tomando forma — isso pode virar uma empresa por exemplo.

Sobre a popularidade, tenho duas coisas para acrescentar:

  1. A primeira é que aprendi, depois dos primeiros cinco anos como empreendedor de uma agência de publicidade, que não adianta planejar e criar uma campanha maravilhosa se esta não tiver poder de distribuição, de mídia, para fazer chegar no maior número de pessoas possível a mensagem criada. É como se Leonardo da Vinci tivesse pintado a Mona Lisa e guardado o quadro em casa.
  2. A segunda é se tornar um “soldado do coração” — segundo Raj Sisodia. O que isso quer dizer: Por mais que você possa não gostar de conflito, tem algumas causas que você precisa brigar por, se entender que isso vai proteger o caminho para que outras pessoas floresçam nesta direção que acredita.

Aparecer por aparecer não vale a pena, passa muito rápido e você terá que forçar a barra toda vez que precisar aparecer de novo. Com credibilidade no tema que vem se especializando e com o proporcional prestígio que seu momento lhe apresentar é importante que você dê mais voz, aumente sua exposição, faça com que suas ideias apareçam para um número maior de pessoas pois estas precisam e buscam por informação mais consciente e de maior qualidade.

Enquanto isso não acontece, basta abrir o jornal para encontrar um urso no Pantanal…

Ps: “Abrir o jornal” foi força de expressão aqui — hoje cedo vi um cara lendo um jornal impresso na padoca e eu quase fui perguntar se estava tudo bem com ele…

--

--