Tudo ou Nada

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
2 min readAug 9, 2024

Essa é a solução que encontrei para quando resolvo dar ou não atenção para algo, ou à alguém.

Tudo ou Nada

Vivendo em tempos de trabalho híbrido e _smartphone_ como extensão do nosso corpo físico, está cada vez mais difícil atrair a atenção de alguém e a dedicar integralmente a nossa atenção para os outros. Então damos um pouco da nossa atenção para muitos e para muita coisa, todos os dias; normalizamos isso.

É comum enquanto falo em uma reunião de trabalho ver alguém digitando ou resolvendo algo no paralelo. Cara meio que tá na reunião, meio que não; normalizamos isso.

É comum em casa ver uma situação entre familiares e amigos em que todos estão fisicamente no mesmo lugar, tipo na sala, porém com os pescoços abaixados, celulares nas mãos e interagindo com outra informação; normalizamos isso também.

Agora, olha só que curioso…

Os momentos mais gostosos, os que mais aprendemos e os que mais nos sentimos vivos são os que damos e recebemos atenção plena.

Experimente fazer uma coisa de cada vez amanhã pela manhã. Coloque seu celular longe do seu alcance, vá ao banheiro, e só. Tome seu café da manhã, e só. Dirija ao trabalho, e só. Fale apenas com aquelas pessoas que estão na reunião que entrar. Pare para responder suas mensagens, e só. Não precisa ir além disso. Vai se sentir bem e vai se sentir curiosamente livre, e só.

Preste atenção nisso.

--

--