Um Minutim

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
3 min readJan 21, 2024

…que pode mudar sua percepção forévis

Imagem feita no Dalle-E

Network, na prática, é colocar sua rede (net) para trabalhar (work) a seu favor. Nesse contexto surgem convites para que nos relacionemos com pessoas novas que possam vir a ser futuros colegas de profissão, fornecedores, clientes e parceiros.

Em geral, "o network" acontece em eventos corporativos, em dias úteis, em palcos e todo aquele que estiver com um ingresso pode participar. Já os de maior profundidade são noturnos e mais exclusivos. Um bom termômetro pra saber se está em um desses é quando conflitam com as agendas da família e mesmo assim você opta por estar lá. Quanto mais nos envolvemos, mais oportunidades aparecem e mais distantes ficamos de casa.

Sêneca diz em seu livro "Sobre a Brevidade da Vida" que essas atividades são, em grande parte, perdas de tempo, pois nos desviam do que é verdadeiramente importante - o desenvolvimento pessoal, a contemplação filosófica e o aproveitamento do tempo presente.

Há exceções. Em raras e deliciosas vezes conseguimos ser nós mesmos nesse ambiente. "Despir-nos do papel executivo, de líder ou liderado" e "resgatar aquele Eu lá de dentro, quando tudo era mato".

Foi num encontro desses nessa semana que pude sentar em uma mesinha com quatro pessoas no fundo de casa e conviver amistosamente com figuras do mercado que costumamos ver em grandes palcos palestrando.

Falamos sobre liderança, gestão, sobre agenda e tempo, sobre eventos do setor e roteiros para aproveitá-los melhor, sobre causos do passado e erros no trabalho que fizemos em algum momento mas que hoje já estão superados. Foi uma noite a la MBA entre drinks variados que um deles sabia preparar e taças de vinho que outro sabia escolher.

O mais marcante da noite, aquele momento memorável, foi quando um deles no meio do jantar japonês teve que parar de comer para atender o telefone. Ele estava longe do aparelho então outro colega atendeu a videochamada até que ele se aproximasse. Era seu filho, que já se preparava para dormir, deitado em sua cama e com cara de sono.

" — Paai, vamo fazer nossa oração?" — escutei de longe…

" — Um minutim que eu vou só dar boa noite pro meu filho" — o pai, em justificativa de seguir atendendo o telefone e já saindo para um canto reservado.

Quando ele se levantou todos nós nos entreolhamos com a leveza que aquele momento merecia. Quando voltou a se sentar, todos o cumprimentamos pela hombridade do gesto.

Sêneca também enfatiza a importância de viver uma vida que seja verdadeiramente nossa, não uma vida consumida pelos desejos e expectativas dos outros. Ele nos encoraja a refletir sobre como gastamos nosso tempo e a buscar atividades que enriqueçam nosso caráter e nossa alma.

Assim, paradoxalmente entrei nesse evento de network e saí de um encontro entre amigos.

What a moment!

===============================================================

Os quatro elementos essenciais que tornam um momento memorável segundo o livro "The Power of Moments" de Chip Heath e Dan Heath são:

Elevação: Momentos de elevação são aqueles que nos tiram do comum. Eles são caracterizados por alegria, prazer e são frequentemente associados a momentos de celebração.

Percepção: Esses são os momentos que reformulam nossa compreensão de nós mesmos ou do mundo ao nosso redor. Eles são caracterizados por insights e revelações.

Orgulho: Momentos de orgulho capturam-nos em nossos melhores momentos: momentos de conquista, momentos de coragem. Eles nos lembram do que é importante e do que somos capazes de fazer.

Conexão: São os momentos sociais que reforçam os relacionamentos e nos conectam aos outros. São caracterizados por sentimentos de pertencimento, compartilhamento e intimidade.

--

--