#DramasGordosReais: procurar um médico

luciana moraes
falando sobre gordofobia
4 min readJun 22, 2016

Bom, aí que aconteceu. Acontece com todo mundo né? Em algum momento acontece. Deu um resultado alterado num exame de sangue que o ginecologista pediu. TSH alterado.

Pensei em um monte de coisa, já que há 6 meses os mesmos exames estavam maravilhosamente bons. Pode ser stress, pode ser alteração no exame, pode ser alguma coisa que comi naquela semana ou alguma coisa que deu errado. Ou posso mesmo estar com algo alterado e precisar de um tratamento. Sei lá, nunca tive alteração nenhuma na tireóide. Mas to ficando velha né.

Voltei para a consulta com os resultados e o diagnóstico veio impecável: "Ah isso aí é por causa do seu peso. Logo você pode fazer uma bariátrica. Cedo ou tarde você vai querer fazer uma bariátrica, né, porque você cansou mesmo."

Cansei de que? Cansei de ter um resultado alterado no exame? Cansei de não saber o que eu tenho de verdade? Ou cansei de ser gorda? Suponho que seja a última, mas não confirmei.

Saí da consulta (com o ginecologista, que fique claro) sem saber muito o que fazer. Porque um dos sintomas de ser patologizada a vida inteira por ser gorda é criar uma certa dúvida com relação ao sistema médico. A Rchl Ptrc falou muito lindamente aqui sobre tudo isso, melhor do que eu jamais falaria. E de uma ótica que eu não tenho.

Pois muito que bem. Durante vários anos, qualquer coisa que eu senti foi tratada com "emagrece que passa". Aí chega um momento em que o exame deu estranho e estou na dúvida se eu emagrecer vai passar. Será que é algo real, sério, alguma alteração temporária ou apenas uma patologização?

Antes de optar por qualquer um dos caminhos, vou consultar outro médico. Um endocrinologista, afinal pode ser a tireoide. E com todo respeito ao meu médico, de útero, mamas e adjacências ele entende bem, mas ele não é endocrinologista. E aí começa o calvário.

Onde achar um endocrinologista?

Ora, simples, só abrir o guia do plano e pegar um nome. Ou perguntar pros colegas, pedir uma indicação. Not so fast, miga gorda.

Depois de 37 anos nessa indústria vital, passei já pela minha cota de endocrinos cuja única missão sobre a terra é emagrecer seus pacientes a qualquer custo. Foi um endocrino que me receitou femproporex, anfepramona, sibutramina, fluoxetina. Perguntei indicações e vieram sempre com "nossa, emagreci muito! ele é ótimo" ou "ele me passou um remédio milagroso, que nem tá liberado aqui no Brasil ainda!" ou "nossa, super, tomo várias coisas, desincha, vou ao banheiro". É, not so fast.

Ok, pessoal, eu não quero um endocrino pra emagrecer. Eu quero um médico que saiba olhar para mim e entender que eu sou uma pessoa gorda e que até 6 meses tinha todos os índices bem dentro do padrão e que agora apresentou uma alteração. É pedir demais?

Peguei uma outra indicação de uma amiga, e dei o Google do Amor™. Encontrei um artigo assinado por ele que dizia: "O obeso vive menos e sua qualidade de vida deixa a desejar. Seu rendimento profissional é menor. Já vi muitos obesos que são verdadeiras “máquinas de trabalhar”, mas fico imaginando como seria o desempenho dessas pessoas se tivessem um peso menor. Não é verdade que a única causa da obesidade seja a comida, mas ela tem um papel importante na origem do distúrbio." Bom, certamente não é esse o cara que vai me tratar como uma pessoa.

Consegui uma outra indicação, fiz o Google do Amor™, não achei nada de mais. Liguei e marquei a consulta. Para daqui a 75 dias. Isso, 2 meses e meio. Espero estar viva até lá.

Agora, qual é a moral da história desse calvário todo? PRECISAMOS ser tratadas como pessoas. Os médicos precisam entender que existe gordo saudável e plenamente feliz. E que se eu tenho uma alteração hormonal, eu quero entender esse exame e ver se preciso me tratar. Que não necessariamente eu quero emagrecer, que a decisão da bariátrica deve ser pensada, deve ser tomada com informação. Que não é um corte de cabelo que você sugere assim, faz aí.

E se alguém quiser sugerir um endócrino que não seja obcecado por apenas emagrecer seus pacientes, por favor, os comentários são a serventia da casa. (Em São Paulo e de preferência que atenda convênios…)

UPDATE (30/09):

Procurei uma endocrinologista, que atendeu meus convênios, e que foi incrível. Em nenhum momento veio com a solução simplória "perca peso". Aliás nem mencionou meu peso. O único contra é que a espera foi longa pela consulta.

Refiz os exames e não tenho nada. Foi só uma flutuação, que é perfeitamente normal. Não preciso de remédios nem de cirurgia nem nada.

E ainda andarei com meu Triglicérides 120 na bolsa para quem vier falar 'mas é pela sua saúde'.

Para quem precisar: Dra Sonia Annunziatta — 11 3251–3921.

--

--