Educação no SingularityU Summit 2017
Aug 23, 2017 · 2 min read
Rolou recentemente nos grupos de WhatsApp, um resumo do Singularity University Global Summit 2017. A Singularity University é uma “universidade” focada no estudo e realização de empreendimentos disruptivos e tecnologias exponenciais, localizada no parque de pesquisas da NASA no Vale do Silício, na Califórnia. O este evento trata sobre o futuro dos negócios, da tecnologia e da humanidade.
Foram três dias de discussões sobre disrupções em diversas áreas. O resumo que está rolando trouxe 40 pontos. Abaixo estão os pontos que se referiam ao futuro da educação:

- Ensinamos da mesma forma há cem anos. Sistema educacional é resistente a uma mudança disruptiva. Que tal just in time education?
- As instituições de ensino que existem hoje, em sua maioria, foram criadas com pressupostos de 60 anos atrás. O ensino médio é a chave para mudar todo o sistema educacional.
- O principal problema da educação é cultural. Há cem anos é igual. Muitos falam de customizar ensino para crianças, mas a chave é customizar ensino também para os professores. Um a um. Até a mudança ocorrer.
- O futuro da educação é learning by doing
- As pessoas vão aprender dentro de uma lógica de “nano-learning”, e não de um longo investimento em educação para usar somente um percentual mínimo daquilo que se aprende. Todos terão um portfólio de trabalho, que será nano-desenvolvido
- Em poucos anos todos trabalharão para aprender, ao invés de aprender para trabalhar.
E vocês? O que acham dessas mudanças? Várias já vemos acontecer… O desafio é fazer acontecer para todos!

