Casos de Família

Parte da Série Reminiscências

Jaded V.
Fale com Elas
2 min readJul 8, 2019

--

Artista: Rie Nakajima

O bisavô caiu do trem — foi o que disseram. Poder ter caído bêbado, pode ter caído porque havia chegado a hora de cair. Pode ter precipitado essa hora jogando-se de encontro ao trilhos: um corpo que cai, nada além de carne. Quando bisavô morreu, bisavó já havia partido — o parto de cinco filhos lhe tomara as forças, o alcoolismo do maridos e os tempos magros, a vontade de viver — foi “a doença” que lhe tomou o que restava, vovô nunca disse qual. Quantas vidas se construíram e se perderam na via férrea? A de bisavô se foi num suspiro, mais ainda agora a grava e a erva daninha crescem em meio aos trilhos. Ainda agora as pessoas vagam pelas estações, ainda agora casas são construídas e demolidas ao longo da via férrea: as famílias florescem como a grama — sejam em casas de alvenaria ou em barracos improvisados — apesar de constantemente pisoteadas pela cidade. O cemitério e a estação são testemunhas silentes desta cidade que cresce se destruindo, cresce consumindo pessoas e, indiferente a tudo — e a todos — o trem corre por sobre os trilhos, como correu por sobre o corpo de bisavô.

Este texto é parte da série Reminiscências, que narra a tentativa de uma garota de recuperar parte da história de sua família a fim de compreender a si mesma. Você pode ler o prólogo e a parte I aqui.

Quer receber mais textos como esse? Siga nossa publicação, fale sobre elas e compartilhe!

Nossa Página no Facebook: Fale com Elas

Nosso Instagram: @falecomelas

Nosso Twitter: falecomelass

Acompanha a Fale com Elas e quer escrever com a gente? Manda um email pra falecomelasesobreelas@gmail.com.

Aceitamos contos, crônicas, entrevistas, resenhas literárias, cinematográficas, textos de opinião. Conteúdo feito por mulheres para quem quiser escutá-las!

--

--

Jaded V.
Fale com Elas

Garota interrompida buscando o que resta de si entre a doença e os remédios