Figurantes disfarçados de amigos

Às vezes sinto que meus amigos são meros figurantes do filme da minha vida, ao invés de personagens principais.

natalia
Fale com Elas
3 min readNov 27, 2020

--

Arte feita por classycreeps

Quem nunca ouviu a frase “Amigo não é aquele que está presente nos melhores momentos, mas sim nos piores.” que atire a primeira pedra.

Eu discordo em partes, acho que os amigos tem sim que estar nos melhores momentos. Afinal de contas com quem vamos comemorar as nossas conquistas se não forem com eles?

Esses dias notei que alguns amigos meus parecem figurantes, eles não estão nem nos melhores momentos e muito menos nos piores. É tipo aquele seguidor seu do Instagram que não curte nenhuma foto, não comenta, não interage em nenhum stories mas tá lá ocupando espaço, sabe?

Acho que o maior aprendizado que tive esse ano foi o de entender quem está lá e quem não está por mim. Eu notei que quando eu criei um perfil no Medium por exemplo eu pude contar nos dedos quantos amigos que leram algo meu, e os que não leram, nem tiveram o trabalho de pelo menos falar alguma coisa a respeito, nem que seja um “que legal que você criou isso." ou algo do tipo. Ironicamente, eu recebo muito mais feedback positivo de leitores da plataforma que nem sequer me conhecem pessoalmente, e que na minha opinião é bem mais sincero do que um amigo que leu algo só pra fazer uma média com você. Mas mesmo assim eu gostaria dessa média.

Em todos os lugares eu vejo alguém que passou na auto escola, entrou na faculdade ou terminou um curso e diversos comentários de pessoas parabenizando, e no meu caso também tenho, mas percebi que esses comentários vem de gente que eu nem conheço direito do que dos meus próprios amigos.

Eu estou cansada de ver alguém começar um projeto no Instagram, no Youtube ou qualquer lugar e ver um monte de amigo compartilhando e dando aquela força, e quando chega comigo é uma ou duas pessoas que leem e divulgam. Decidi então que eu não vou mais aceitar menos do que eu mereço.

Eu não vou aceitar chamar alguém de amigo se eu não puder contar com a pessoa para vibrar comigo quando eu conquisto algo, para me colocar pra cima, pra apoiar algum projeto meu, eu não vou!

Eu também não vou aceitar chamar de amigo alguém que vê que eu estou mal ou conversa comigo e me enche de conselhos do tipo “pode contar comigo!”, mas quando eu preciso mesmo, aquela pessoa é a ultima a me ajudar.

Que atire a primeira pedra quem nunca teve um amigo que sempre te animou com palavras bonitas mas que na hora H a pessoa saiu fora pra não te ajudar? Inventou uma desculpa? Ou ajudou com má vontade? Se a gente prestar um pouco de atenção nos detalhes, tudo faz sentido.

Eu não preciso de amigos figurantes.

Eu não preciso de pessoas que convivem comigo o dia inteiro e ainda sim não sabem direito o que eu penso ou quando eu estou mal. Como assim você convive comigo e não sabia que tal coisa me machuca? Você gosta de mim mesmo? Se gostasse perceberia.

Eu não preciso de pessoas que nunca estão comigo quando eu preciso mas também não me dão um mísero parabéns quando eu faço algo importante pra mim.

Quando se é amigo de verdade, acho que essas coisas são o MÍNIMO do mínimo. Não se deve cobrar.

Decidi que não vou aceitar as migalhas de ninguém

Não preciso de mais figurantes.

--

--

natalia
Fale com Elas

textos mal escritos que expressam as coisas que eu não tenho coragem de dizer