Millenials: a nova geração de mulheres

E uma lista de 5 vídeos sobre empoderamento feminino!

O conceito de mãe, mulher, esposa vem mudando cada vez mais ao longo dos anos na sociedade. Se até à chamada Geração X, o sucesso era definido por uma boa carreira profissional até os 30, quando se casava e ficava em casa cuidando dos filhos, abrindo mão do mercado de trabalho, hoje a geração Y e as mães millenialls são o completo oposto.

Poderíamos somente estar falando de estereótipos impostos pela sociedade ao longo do tempo, devido à questões históricas — guardarei tais detalhes para depois -, no entanto, estamos falando sobre dados. As mulheres não pesquisam mais sobre rotinas de beleza, maquiagem e moda na internet (e na vida).

Em uma recente pesquisa realizada pela equipe de marketing do YouTube, mostra que diferente do que pensamos, as mulheres não são as que mais buscam por tutoriais DIY (faça-você-mesmo) sobre rotinas de beleza, maternidade, moda ou maquiagem. Elas estão buscando como utilizar ferramentas, construir casas, e até mesmo dicas sobre games, por exemplo.

Em um levantamento realizado pela ONU em 2015, constatou-se que as mulheres de todo o mundo ganham 70% menos que os homens para exercer as mesmas funções. Desde então, temos visto um movimento empoderador crescer cada dia mais, não só através das mídias sociais, mas com grupos formadores de opinião, sites, blogs, revistas, e até mesmo a publicidade vem se reinventando (inclusive, falarei mais sobre essa questão importantíssima).

Aliás, o tempo que as mulheres gastam assistindo à publicidade no YouTube duplicou nos últimos dois anos, assim como o tempo assistindo à vídeos de empreendedorismo, de acordo com a pesquisa por eles, e isso só nos dá mais certeza de que o consumo vem sendo modificado, a cabeça das pessoas mais aberta e estamos tirando melhor proveito das ferramentas que a internet nos dá.

Se você ainda não viu, fiz uma lista de 5 vídeos que valem a pena assistir pra entender melhor sobre empoderamento feminino:

1 — Somos Todos Feministas

Esse é o vídeo da dona da voz que aparece na música “Flawless” da Beyoncé. Chiamamanda Agochi é uma escritora genial que explica muito bem nessa breve palestra o que é o feminismo e como ele impacta as nossas vidas, mesmo que a gente não perceba.

2 — Comercial Always #LikeAGirl

Um comercial com uma ideia simples que rompeu muitas barreiras e empoderou muitas meninas e mulheres por aí, não poderia ficar de fora.

3 — Viva sua beleza viva, Natura.

A Natura aderiu aos princípios de empoderamento propostos pela ONU em 2016 e lançou a campanha Viva sua beleza Viva, enaltecendo todos os tipos de beleza e estereótipos. A empresa já prega pelo empoderamento desde os anos 90, quando as revendedoras protagonizavam as campanhas. Além disso, na empresa, há uma preferência na contratação de mulheres para quaisquer cargos, sendo sempre selecionadas o dobro de mulheres para a quantidade de homens (fonte: site da Natura).

4 — Chega de Fiu Fiu

Produzido pelo Think Olga e financiado através do Catarse (plataforma de financiamento coletivo), o documentário Chega de Fiu Fiu foi baseado na pesquisa sobre assédio sexual realizado pelo site do Think Olga e tem como objetivo ampliar a discussão sobre o assédio em locais públicos, estabelecendo um diálogo entre as vítimas, os praticantes de assédio e especialistas. Por enquanto só temos o trailer, mas no site e Facebook tem diversos vídeos de entrevistas bacanas.

5 — What Happened, Miss Simone?

Documentário da Netflix sobre a vida de Nina Simone, ativista do movimento dos direitos civis nos EUA. Ela lutou ao lado de grandes nomes em prol da igualdade. O documentário mostra arquivos inéditos, conta a história dela e fala sobre a luta em um país dividido.

________________________________________________________________

Siga a autora desse texto nas redes sociais:

Facebook | Instagram | Twitter


Quer receber mais textos como esse? Siga nossa publicação, fale sobre elas e compartilhe!
Nossa Página no Facebook: Fale com Elas
Nosso Instagram: @falecomelas
Nosso Twitter: falecomelass
Acompanha a Fale com Elas e quer escrever com a gente? Manda um email pra falecomelasesobreelas@gmail.com.
Aceitamos contos, crônicas, entrevistas, resenhas literárias, cinematográficas, textos de opinião. Conteúdo feito por mulheres para quem quiser escutá-las!